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Tipo: TCC
Título : Verificação do parâmetro de macrotextura de pavimentos em serviço por meio do processamento digital de imagens
Título en inglés: Verification of the macrotexture parameter of pavements in service by means of digital image processing
Autor : Sousa, Elisa da Silva
Tutor: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave : Pavimento;Macrotextura;Mancha de Areia;Processamento Digital de Imagens
Fecha de publicación : 2018
Citación : Oliveira, Francisco Heber Lacerda de.Verificação do parâmetro de macrotextura de pavimentos em serviço por meio do processamento digital de imagens. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Amacrotextura é um parâmetro da aderência pneu-pavimento,que apesar de ser uma das características mais importantes na segurança viária,sua avaliação não é comumente realizada nas rodovias públicas brasileiras.Além disso,os procedimentos de mensuração da macrotextura recomendados para as rodovias ainda são constituídos por ensaios tradicionais que envolvem a interrupção de tráfego por longos períodos.Por outro lado ,o desenvolvimento de tecnologias associadas aos avanços e à capacidade da computação geraram técnicas como o processamento digital de imagens (PDI),as quais têm mostrado resultados satisfatórios na avaliação da textura de pavimentos.O presente trabalho buscou realizar uma análise comparativa entre valores de profundidade média de macrotextura e os resultados obtidos com a aplicação do PDI em pavimentos em serviço.Para tanto,foram escolhidos pontos em pavimentos asfálticos localizados no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará(UFC),onde foram coletadas imagens com a utilização de uma câmera de digital e processadas com a utilização do software Matlab. Posteriormente,foi realizado o ensaio de Mancha de Areia nos mesmos pontos. Com os resultados do PDI e do ensaio,foram gerados gráficos a fim de verificar a existência de correlação entre os dados ,tendo como base os valores do coeficiente de determinação (R²). Além disso foram estimados a partir de equações geradas pelos gráficos de correlação ,a fim de verificar a classificação dos dados a partir das classes definidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito(DNIT). Com o desenvolvimento deste trabalho,percebeu-se que o PDI consegue obter resultados satisfatórios na verificação da macrotextura ,a partir da determinação de limiares específicos para cada imagem.Porém,a análise das imagens para um único limiar não apresentou correlação adequada,devido as particularidades de cada imagem,como cor e brilho.Ademas,a classificação dos valores estimados mostrou-se próxima a classificação obtida com os valores do ensaio.De forma geral,verifica-se que é possível desenvolver métodos mais eficientes de avaliação de macrotextura, a partir do processamento digital de imagens,contribuindo ,desse modo,com o desenvolvimento dos procedimentos de avaliação da segurança viária.
Abstract: Amacrotextura is a parameter of tire-road friction, which, despite being one of the most important characteristics in road safety, its evaluation is not commonly performed on Brazilian public highways. In addition, the recommended macrotexture measurement procedures for highways are still traditional tests involving long-term traffic disruption. On the other hand, the development of technologies associated to the advances and the capacity of the computation have generated techniques such as digital image processing , which have shown satisfactory results in the evaluation of pavement texture. The present work seeks to perform a comparative analysis between values ​​of average depth of macrotexture and the results obtained with the application of digital image processing in pavements in service.In order to do so, points were chosen on asphaltic pavements located in the Pici Campus of the Federal University of Ceará (UFC ), where images were collected using a digital camera and processed using Matlab software. Subsequently, the Sand patch test was performed at the same points. With the results of the PDI and the test, graphs were generated in order to verify the existence of correlation between the data, based on the values ​​of the coefficient of determination (R²). In addition, values of averaged depth of macrotexture were estimated from equations generated by correlation graphs, in order to verify the classification of the data from the classes defined by the National Department of Traffic Infrastructure (DNIT). With the development of this work, it was observed that the digital image processing can obtain satisfactory results in the verification of the macrotexture, from the determination of specific thresholds for each image. However, the analysis of the images for a single threshold did not present adequate correlation, due to the peculiarities of each image, such as color and brightness. In addition, the classification of the estimated values ​​was close to the classification obtained with the values ​​of the test. In general, it is possible to develop more efficient methods of macrotexture evaluation,based on the digital image processing,thus contributing to the development of road safety assessment procedures.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40414
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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