Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDutra, Nadja Glheuca da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Victor Cardoso-
dc.date.accessioned2019-03-22T19:30:40Z-
dc.date.available2019-03-22T19:30:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA,Victor Cardoso. Engenharia na escola: a disciplina de topografia como meio aproximador entre os ensinos médio e superior. 2018. 48 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40389-
dc.description.abstractBased on the National Policy of University Extension and to allow a closer approximation of the public high school students of the city of Fortaleza-CE with the Federal University of Ceará (UFC) and with the Technology Center (CT), the "Engineering in the School" project was created. The main goal was to strengthen ties between the university and public schools by bringing information to prospective UFC students about the University's opportunities for them. Another objective of this work was to make it possible to apply the contents studied during the school life of the secondary school student, especially in the subjects of Relief, Cartography, Scales, Projections, Trigonometry, Flat and Space Geometry seen in the subjects of Geography and Mathematics during High School. For this application, the discipline of Topography of the professional course of Civil Engineering was used, showing practical applications of Engineering. To that end, nine schools were selected, most of them around Campus of Pici, where the UFC is located, two activities that unite two university pillars, teaching and extension were developed. At the first moment, a lecture was held in each school, with the purpose of explaining to the students of the third year of high school about what services the University provides to students and the community in general, as well as the exhibition on the performance in the society of different types of engineers (Civil, Environmental, Renewable Energy and Petroleum). From this universe of students from the nine schools, 80 (eighty) students interested in participating in a mini course on "Topography Notions and their Applications" were selected. Topics such as: planimetric survey (day 1) and altimetry (day 2), with explanations of the theory and experimentation in the field, with topographic instruments (theodolites, levels, total stations). The results showed that the students could aggregate the topics covered in the minicourse with those studied during their High School life and was well evaluated by the participantspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.titleEngenharia na escola: a disciplina de topografia como meio aproximador entre os ensinos médio e superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom base na Política Nacional de Extensão Universitária e no intuito de permitir uma maior aproximação dos alunos do ensino médio público da cidade de Fortaleza-CE com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e, em especial, com o Centro de Tecnologia (CT), criou-se o projeto “Engenharia na Escola”. O objetivo principal foi estreitar laços entre a Universidade e as escolas públicas levando informações aos possíveis futuros discentes da UFC sobre as oportunidades que a universidade proporciona para eles. Outro objetivo deste trabalho era possibilitar a aplicação dos conteúdos estudados durante a vida escolar do aluno de ensino médio, sobretudo quanto aos assuntos de Relevo, Cartografia, Escalas, Projeções, Trigonometria, Geometria Plana e Espacial vistos nas disciplinas de Geografia e Matemática durante o ensino médio. Para esta aplicação, utilizou-se a disciplina de Topografia do curso profissional da Engenharia Civil, exibindo aplicações práticas da Engenharia. Para isso, foram selecionadas nove escolas, a maioria no entorno do Campus do Pici, onde se situa o CT da UFC, à realização de duas atividades que unem dois pilares da universidade, ensino e extensão. No primeiro momento, realizou-se uma palestra, em cada escola, com o objetivo de explanar, aos alunos do terceiro ano do ensino médio sobre quais os serviços que a Universidade proporciona aos discentes e à comunidade em geral, além da exposição sobre a atuação na sociedade de diferentes tipos de engenheiros (Civil, Ambiental, Energias Renováveis e Petróleo). Deste universo de alunos oriundos das nove escolas, foram selecionados 80 (oitenta) alunos interessados em participar de um minicurso sobre “Noções de Topografia e suas Aplicações”. Foram abordados temas como: levantamento planimétrico (1º dia) e altimétrico (2º dia), com explanações da teoria e a experimentação, em campo, com instrumentos topográficos (teodolitos, níveis, estações totais). Os resultados mostraram que os alunos conseguiram agregar os assuntos abordados no minicurso com os estudados durante sua vida escolar e foi bem avaliado pelos participantes.pt_BR
dc.title.enEngineering in high School: the topography discopline as a means approach between high school and schoolpt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_vcoliveira.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.