Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Francisco Wellington Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-15T13:58:55Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15T13:58:55Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p.127-144. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 420 1011 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40312 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica e Editora | pt_BR |
dc.subject | Câmara, Carlos, 1881-1939 | pt_BR |
dc.subject | Teatro cearense | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Arte - História - Séc. XX | pt_BR |
dc.title | Carlos Câmara e a alvorada do teatro nacional: tradição, modernidade, cultura, história e memória; o Ceará contado, recontado e cantado em A bailarina e o casamento da Peraldiana | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Carlos Câmara, fundador do Grêmio Familiar (1918), escreveu dez textos para o teatro cearense: A Bailarina (1919), O Casamento da Peraldiana (1919), Zé Fidelis (1920), O Caiu (1920), Alvorada (1921), Os Piratas (1923), Pecados da Mocidade (1926), O Paraíso (1929), Os Coriscos (1931). Destes, oito foram encenadas com total sucesso pelo Grêmio Familiar; apenas um foi deixado por incompleto pelo autor: Alma de Artista (1939). Com Carlos Câmara, temos a alvorada de um teatro nacional aqui no Ceará; um teatro falado em brasileiro, quer dizer, um teatro genuinamente popular brasileiro, com sotaque brasileiro, com uma marca de oralidade brasileira, com costumes do povo brasileiro, com a identidade do povo brasileiro; um teatro escrito por brasileiro, com emoções do povo brasileiro, representado por brasileiro e falado nas palavras originais do povo do nosso pais.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_fwrlima.pdf | 8,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.