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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Elayne Castro-
dc.date.accessioned2019-03-15T13:36:36Z-
dc.date.available2019-03-15T13:36:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCORREIA, Elayne Castro. Sertão, um “meio” denso e quente para as crianças: o sentimento infantil no conto “O pato de Lilico”, de Caio Porfírio Carneiro. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 89-100.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 420 1011 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40310-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Edtorapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectContos brasileirospt_BR
dc.subjectLiteratura cearensept_BR
dc.subjectCarneiro, Caio Porfírio, 1928-2008. Trapiá (Ficção-2008).pt_BR
dc.titleSertão, um “meio” denso e quente para as crianças: o sentimento infantil no conto “O pato de Lilico”, de Caio Porfírio Carneiropt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA obra Trapiá (2008), do escritor cearense Caio Porfírio de Castro Carneiro (1928), é uma coletânea composta de 12 contos que retratam a vida sertaneja desempenhada por diversos ofícios, arreios, tropeiros, vaqueiros, coronéis, velhos solitários. Conforme o descrito, percebemos que Trapiá não é um livro infantil nem tematiza as crianças em si. Todavia, fora o primeiro conto, Como nasceu Trapiá - considerado uma espécie de conto-prefácio -, percebemos marcas infantis na obra. Em O pato do Lilico, nosso corpus, O gavião, O padrinho e Candeias, a criança é protazonista. Nos outros contos, mesmo que não seja protagonista ou que não desempenhe papel de destaque, a criança aparece e funciona como peça e sencial para o desfecho ou desenrolar de muitos deles. Apesar de todos esses indícios infantis na obra, não se encontrou estudo específico quanto às crianças literárias de Trapiá. Os trabalhos de Cyro de Mattos (2006; 2007)1 e Cristina Ramos (2005)2, a exemplo, tratam de características do conto porfiriano, do painel sertanejo encontrado na obra e da formação intelectual do autor, respectivamente. Por conseguinte, a partir daí, surgiu o interesse de contribuir de forma consistente para um estudo sobre, com o título Infância sertaneja: imagens infantis nos contos de Trapiá, de Caio Porfírio Carneiro (2014). [...]pt_BR
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