Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40211
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aplicação da metodologia de análise de Tecnologia Social (TS) do SATCS UNI em sete projetos de extensão da UFC: experiência-piloto
Autor(es): Mendes Júnior, Ascelino Teixeira
Haguette, André
Palavras-chave: Tecnologia Social;Analfabetismo;Desenvolvimento Social
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MENDES JÚNIOR, Ascelino Teixeira; HAGUETTE, André. Aplicação da metodologia de análise de Tecnologia Social (TS) do SATCS UNI em sete projetos de extensão da UFC: experiência-piloto. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 245-263.
Resumo: Expande-se com rapidez no Brasil e em outros países da América Latina uma nova forma de conceber tecnologias para a inclusão social, conhecida como tecnologia social (TS), objeto de estudo dos meios acadêmicos nos últimos tempos. A definição de TS é algo recente e tem origem na década de 1970, quando se falava em tecnologia apropriada (TA), compreendida como produtos técnicos ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade. Em todo o Brasil, a sociedade, a iniciativa privada, as instituições de ensino e pesquisa e os governos federal, estadual e municipal estão reunindo esforços a fim de buscar soluções para problemas socioeconômicos do país. Cada vez mais, as TSs contribuem para a redução da pobreza, geração de trabalho e renda, promoção do desenvolvimento local sustentável e redução do analfabetismo, dentre outros desafios. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40211
ISBN: 978 85 7282 495 8
Aparece nas coleções:POLEDUC - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_atmendesjunior.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.