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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAndriola, Cristiany Gomes-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria do Socorro de Sousa-
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2019-03-11T13:33:27Z-
dc.date.available2019-03-11T13:33:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationANDRIOLA, Cristiany Gomes; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso das Faculdades Cearenses (FAC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 17-41.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 495 8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40200-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB No 9.394, de 20 de dezembro de 1996)pt_BR
dc.titleAvaliação da atuação dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES): o caso das Faculdades Cearenses (FAC)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei No 10.861 de 14 de abril de 2004 e posteriormente regulamentado pela Portaria Ministerial No 2.051 de nove de julho de 2004, tem como principal objetivo valorar as instituições de educação superior (IES), para, desse modo, fazer inferências acerca do mérito e da excelência do próprio sistema de educação superior brasileiro. Trata-se de uma sistemática que busca aliar avaliação e regulação, considerando que, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB No 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se verificou um exacerbado crescimento do sistema de educação superior, sem, no entanto, haver a garantia de as novas instituições educacionais estarem mantendo a esperada excelência do ensino. Verificar o mérito e a excelência dessas IES é tarefa da avaliação, sendo o papel da regulação propor critérios favorecedores do alcance dessas duas condições, as quais resumem o ideal das referidas instituições educacionais. [...]pt_BR
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