Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40176
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A importância da interdisciplinaridade na promoção de saúde bucal |
Autor(es): | Gonçalves, Alberto Magno Gonçalves, Ilda Machado Fiuza Fialho, Lia Machado Fiuza Barros, Rosa Brígida Simões |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade;Promoção;Doença;Saúde Bucal |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUECE |
Citação: | GONÇALVES, Alberto Magno; GONÇALVES, Ilda Machado Fiuza; FIALHO, Lia Machado Fiuza, BARROS, Rosa Brígida Simões. A importância da interdisciplinaridade na promoção de saúde bucal. IN: SANTANA, José Rogério; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristine; SANTOS JÚNIOR, Francisco Fleury Uchoa (orgs.). Educação e Saúde: um olhar interdisciplinar. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 179-197. |
Resumo: | A Atenção Básica no Brasil tem como reorganização de modelo assistencial a Estratégia Saúde da Família (ESF), seu pressuposto básico é o trabalho em equipe, composta por vários profissionais de nível superior e médio, com o objetivo de realizar uma intervenção de caráter primordialmente preventivo e de promoção à saúde, em uma população territorialmente adscrita, visando especialmente à educação de grupos de risco, com mais propensão a adoecer ou a complicar, em função de patologias preexistentes e/ou falta de informação. A questão que se apresenta em relação ao trabalho em equipe multiprofissional é exatamente se esta relação tem caráter interdisciplinar ou não. Portanto, torna-se importante definir o que quer dizer interdisciplinaridade. Segundo .Iapiassu (1976): [...] interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa. [...] O fundamento do espaço interdisciplinar deverá ser procurado na negação e na superação das fronteiras disciplinares. [...] Podemos dizer que nos reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicas, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê- Ios integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40176 |
ISBN: | 978 85 7826 225 9 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_amgonçalvesimfgonçalves.pdf | 6,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.