Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sampaio, Gabriela Mesquita | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, João Pedro Teixeira | - |
dc.contributor.author | Leitão, Mary Nascimento da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-28T15:51:00Z | - |
dc.date.available | 2019-02-28T15:51:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Gabriela Mesquita; RODRIGUES, João Pedro Teixeira; LEITÃO, Mary Nascimento da Silva. A construção da identidade em Dois irmãos relacionada aos Sete pecados capitais. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 58- 69. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179 4154 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40052 | - |
dc.description.abstract | This article has the objective to analyze the characters “Yaqub” and “Omar” who are present in the book Dois Imãos written by Milton Hatoum and published in 2000 by Companhia das Letras. The analysis will be through the comparison between psychological characteristics of each brother and the relation with the seven deadly sins (Pride, Greed, Lust, Envy, Gluttony, Wrath and Sloth) in order to trace the identity of the characters. The relevance of this article is to highlight how the profile of each character were well constructed by the author using the relations between the human conditions and their natural addictions that never were questioned by the family. The bases of the argument are the Galimberti’s Theory, which is about the seven deadly sins and it is present in Os Vícios Capitais e os Novos Vícios published in 2004, and the identity according to the studies of Stuart Hall present in the book A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, published in 2006. Therefore, we will conclude what factors contribute to the formation of the identity of each brother, which was shaped by internal and external factors, emphasizing the influence of religiousness in the family. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dois irmãos | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Sete Pecados | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade em Dois irmãos relacionada aos Sete pecados capitais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo acompanhar e analisar a trajetória dos personagens “Yaqub” e “Omar”, presente no livro Dois Irmãos de Milton Hatoum, publicado no ano 2000 pela editora Companhia das Letras. A análise será feita por meio de uma comparação entre as características psicológicas de cada irmão, relacionando-as com os Sete Pecados Capitais (ira, preguiça, inveja, gula, soberba, luxúria e avareza), a fim de traçar a identidade de cada um, destacando aquilo que faz parte do instinto humano. A relevância desse trabalho é perceber como o perfil de cada personagem foi trabalhado pelo autor, por meio da relação e interpretação entre as condições humanas presente nos dois, com os vícios existentes na natureza de cada irmão, fatos nunca questionados ou percebidos pela família. A base da argumentação é a teoria de Galimberti sobre a temática dos Sete Pecados Capitais, presente em sua obra intitulada Os vícios capitais e os novos vícios, publicado em 2004, e sobre a temática da identidade, conforme os estudos de Stuart Hall, no livro A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, de 2006. Diante do exposto, concluímos quais condições contribuíram para a formação da identidade de cada irmão, que foi moldado conforme os fatores externos e internos, dando ênfase na religiosidade presente na vida da família. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_gmsampaio.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.