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dc.contributor.authorCruz, Diego-
dc.date.accessioned2019-02-26T12:44:05Z-
dc.date.available2019-02-26T12:44:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCRUZ, Diego. As relações de crônica de uma morte anunciada de Gabriel García Marquez e os dois irmãos, de Germano de Almeida, com a morte. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 418-428.pt_BR
dc.identifier.issn2179 4154-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39990-
dc.description.abstractThis work aims to make an analysis of the works Cronic of a Death Announced (1983), Gabriel García Márquez, Colombian author, and The Two Brothers (1995), by Germano de Almeida, author Cape Verdean, through the anthropological concept of death, worked by Rodrigues (1983). One of the points of connection between the works of Germano Almeida and García Márquez is the theme of death. In Cronic of a Death Announced, the death of the personage of Santiago is an anticipated threat for all the acquaintances and friends of the victim for having suffered an addiction in Ângela Vicario, sister of the assassins, before its marriage with Bayardo San Roman. In the work The two brothers, by Germano de Almeida, an exact death and a day after an arrival André, who was working in Portugal, and reveals in his plot the existence of a fratricide practiced by the young man in his younger brothers John. Still in this article, we will follow a premise that from the 1950s Latin America undergoes profound changes in its literature. The great scriptures begin to promote the creation of a textual network that account not only in particular but also make universal. The historical spirit is the possession of Latin American writers: their interpretation of the world is something that is not only the sense of consciousness, but also writes it. This movement caused the literature produced by these writers to be refractory to literature in Europe. Thus, when it comes to works of call from the cultural periphery, we will trace the whole course of elaboration of how the works have gone, for with Cândido (1998) we work with the literary theme that the engravings are present around the crime practiced by André., in the work of Germano Almeida, and the assassination of the character in Santiago, as the men represent a cultural affirmation, in the face of their colonizers, lived by the Latin American and Cape Verdean people.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCabo-Verdept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAmérica-Latinapt_BR
dc.titleAs relações de crônica de uma morte anunciada de Gabriel García Marquez e os dois irmãos, de Germano de Almeida, com a mortept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo fazer uma análise das obras Crônica de Uma Morte Anunciada (1983), de Gabriel García Márquez, autor colombiano, e Os Dois Irmãos (1995), de Germano de Almeida, autor cabo-verdiano, por meio do conceito antropológico da morte, trabalhado por Rodrigues (1983). Um dos pontos de ligação entre as obras de Germano de Almeida e García Márquez é o tema da morte. Em Crônica de Uma Morte Anunciada, a morte da personagem Santiago Nasar é antecipadamente anunciada para todos os conhecidos e amigos da vítima por supostamente ter deflorado Ângela Vicário, irmã dos assassinos, antes de seu casamento com Bayardo San Román. Na obra Os Dois Irmãos, de Germano de Almeida, a morte aparece exatos vinte e um dia após a chegada da personagem André, que estava a trabalho em Portugal, e revela em sua trama a existência de um fratricídio praticado pelo jovem cuja vítima é seu irmão mais novo João. Ainda neste artigo, seguiremos a premissa de que a partir da década de 50 a América latina sofre profundas mudanças em sua literatura. Grandes escritores começam a promover a criação de uma rede textual que dê conta não apenas do particular, mas também do universal. O espírito crítico toma conta dos escritores latino-americanos: a sua interpretação do mundo muda conforme ele não somente toma consciência, mas também o escreve. Este movimento fez com que a literatura produzida por estes escritores ficasse refratária a literatura produzida na Europa. Assim, por se tratar de obras de dois autores da chamada periferia cultural, traçaremos todo o percurso de elaboração que as obras passaram, para, com Candido (1998), trabalhar o tema literário que nas obras estão presentes em torno do crime praticado por André, na obra de Germano de Almeida, e do assassinato da personagem Santiago Nasar e como eles representam a afirmação cultural, em face de seus colonizadores, vividos pelo povo latino-americano e cabo-verdiano.pt_BR
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