Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Câmara, Yls Rabelo | - |
dc.contributor.author | Câmara, Yzy Maria Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T12:20:30Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26T12:20:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CÂMARA, Yls Rabelo; CÂMARA, Yzy Maria Rabelo. Los Girasoles Ciegos: discutindo, através do filme e da obra homônima, a guerra civil espanhola com alunos avançados de espanhol/LE. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 310- 322. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2179 4154 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39982 | - |
dc.description.abstract | The civil war was one of the most regrettable chapters in the recent history of Spain. More than eighty years have passed since its inception and the memories of war and postwar are still painful in the discourse of those who have suffered directly or indirectly as an event not to be forgotten by the trauma and lesson left behind. In this work we propose to analyze one of the most recent Spanish films and awarded, whose plot is developed in Ourense in the 1940s: Los girasoles ciegos, based on two of the four short stories of the book of the same name by Alberto Méndez. Based on the discussion of the content of this work, we aim to discuss the theme of the Civil War in the classroom, for students with advanced Spanish level and who have sufficient literacy to interact with content. Thus, we first present an overview of the circumstances that involved civil war in the guise of introduction; then we analyze the consequences of this war in the cinema and, more specifically, in the film Los girasoles ciegos. We base our considerations on area theorists such as Ramblado-Minero (2007), Ramos (2011) and Serber (2011). We conclude that subjects such as the Spanish Civil War, which raises debate in the classroom with advanced students of Spanish E/LE, should be explored in the form of a novel or film or both and brought to the context of the class in order to enrich classes and to promote, among the pupils, greater oral production and greater immersion in the language and cultures linked to it. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guerra Civil Espanhola | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Los girasoles ciegos | pt_BR |
dc.title | Los Girasoles Ciegos: discutindo, através do filme e da obra homônima, a guerra civil espanhola com alunos avançados de espanhol/LE | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A guerra civil foi um dos capítulos mais lamentáveis da história recente da Espanha. Mais de oitenta anos se passaram desde sua data de início e as recordações da guerra e do pós-guerra ainda são doridas no discurso dos que a sofreram de forma direta ou indireta como um evento que não deve ser esquecido pelo trauma e pela lição que deixou. Nesse trabalho nos propomos analisar um dos filmes espanhóis mais recentes, impactantes e premiados, cuja trama se desenvolve na Ourense dos anos 1940: Los girasoles ciegos, baseado em dois dos quatro contos do livro homônimo de Alberto Méndez. Com base na discussão do teor dessa obra, objetivamos discutir o tema da Guerra Civil em sala de aula, para alunos com nível avançado de espanhol e que tenham letramento suficiente para interagir a contento. Assim, apresentamos primeiramente um panorama das circunstâncias que envolveram a guerra civil à guisa de introdução; em seguida, analisamos o reflexo das consequências desta guerra no cinema e, mais especificamente, no filme Los girasoles ciegos. Baseamos nossas considerações em teóricos da área como Ramblado-Minero (2007), Ramos (2011) e Serber (2011). Concluímos que assuntos como a Guerra Civil Espanhola, que suscita debate em sala de aula com alunos avançados de Espanhol E/LE, devem ser explorados em forma de romance ou filme ou ambos e trazidos para o contexto das aulas a fim de enriquecer as aulas e promover, entre o alunado, maior produção oral e maior imersão no idioma e nas culturas a ele ligadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_yrcamara2.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.