Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39969
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Múltiplos saberes na EJA: Patativa do Assaré letramento literário e regionalismo |
Autor : | Ribeiro, Sofia Regina Paiva |
Palabras clave : | Educação de Jovens e adultos;Patativa do Assaré;Letramento literário |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | RIBEIRO, Sofia Regina Paiva. Múltiplos saberes na EJA: Patativa do Assaré letramento literário e regionalismo. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 174-184. |
Resumen en portugués brasileño: | O letramento literário tem um papel relevante na formação escolar e social do educando. Nesse contexto, o presente estudo traz uma reflexão acerca das práticas pedagógicas que envolvem o “Projeto Múltiplos Saberes: Letramento Literário e regionalismo” realizado no CEJA Donaninha Arruda, em Baturité, Ceará, no ínterim de abril a junho, 2018. A investigação objetiva mensurar a relevância da prática do letramento literário na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o identitário da cultura cearense é abordado através da poética de Patativa do Assaré, repentista e poeta nordestino. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para embasar a discussão, utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Kleiman, Paulino, Soares, Cosson, Fernandes, Freire, Street, dentre outros. O projeto interdisciplinar, estabeleceu relação entre os saberes de diversas áreas, dentre elas: Português/literatura, história, filosofia e artes. O papel da literatura enquanto instrumento humanizador na educação favoreceu o desenvolvimento do hábito da leitura, a criatividade e a criticidade. |
Abstract: | Literary literacy has a relevant role in the school and social education of the student. In this context, the present study brings a reflection about the pedagogical practices that evolve the “Múltiplos Saberes: Letramento Literário e regionalismo” Project realized in CEJA Donaninha Arruda, in Baturité, Ceará, between the months of April and July of 2018. A objective investigation measures the Literary literacy pratical relevance in Teenagers and Adults Education (EJA), where the Ceará culture identity is addressed through the poetics of Patativa do Assaré, a northeastern poet and repettist. The study contemplates the theoretical-methodogical criteria of bibliographic exploratory research, whit findings in loco e participative observations. To base the discussion, was utilized as theoretical constations, contributions of Kleiman, Paulino, Soares, Cosson, Fernandes, Freire, Street, among others. The project interdisciplinary, established a relation between the knowledge of many fields, including: Portuguese/literature, history, philosophy and art. The literature function as a humanize tool in education favored the criticism, creativity and reading habit development |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39969 |
ISSN : | 2179 4154 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_srpribeiro.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.