Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39949
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um relato de experiência em educação médica: Módulo de Desenvolvimento Pessoal – Psicopatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral
Título em inglês: The Psychopathology discipline at Federal University of Ceara, Sobral: a medical education experience report
Autor(es): Lopes, Rafael Nobre
Lira, Roberta Cavalcante Muniz
Palavras-chave: Educação médica;Psicopatologia;Habilidades;Atitudes éticas;Reflexão
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LOPES, Rafael Nobre; LIRA, Roberta Cavalcante Muniz. Um relato de experiência em educação médica: Módulo de Desenvolvimento Pessoal – Psicopatologia na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 175-193, set./dez. 2018.
Resumo: A semiologia é a base para uma prática médica de excelência: observar com cuidado, enxergar, ouvir e interpretar o que se diz, pensar, desenvolver um raciocínio clínico crítico e acurado são capacidades essenciais do profissional. Partindo dessas considerações, apresentamos este relato de nossa experiência com o módulo Desenvolvimento Pessoal – Psicopatologia do Curso de Medicina da UFC – Sobral, no qual os estudantes foram apresentados a uma semiologia com foco diferenciado na escuta e atenção, no cuidado com a avaliação e interpretação dos fenômenos observados. Por ser uma área cujo objeto é a descrição dos fenômenos psíquicos anormais exatamente como se apresentam à experiência humana, a psicopatologia demanda do profissional concentrar-se na vivência subjetiva. Assim, os alunos foram inseridos em um universo complexo e delicado, no qual a mente humana é o grande palco de análise e surgimento de incertezas. Frente a este desafio, o módulo foi estruturado contemplando, além do conhecimento cognitivo e desenvolvimento de habilidades, a aquisição/desenvolvimento de competências e atitudes. Ao final, o relato dos alunos demonstrou haver êxito nos objetivos elencados: provocar reflexões e estimular autocrescimento como seres humanos para além do papel de “peritos médicos”. Ao lidar com situações nas quais se evidenciam os limites da saúde mental do indivíduo e dos saberes e práticas dos profissionais em saúde, passa-se exatamente à esfera das necessidades humanas psíquicas, sociais e espirituais. Ratifica-se a necessidade de posicionar o acadêmico de medicina diante deste desafio ético que consiste, principalmente, em considerar a dignidade do sujeito para além da dimensão físico-biológica e do contexto médico-hospitalar.
Abstract: Semiology is the basis for an excelent medical practice: knowing how to observe, see, listen carefully and expound what the patient says leading to a succesfull clinical reasoning are essential faculties of medical doctors. So we present our experience in medical education with the medical course discipline “Personal development: Psychopathology”, Federal University of Ceará in Sobral. In this modulus, students were presented to a different approach in semiology, focusing on mindfull hearing to carefully observe and analyse the presented phenomena. Since psycopathology is a branch of knowledge which focuses on abnormal psychic phenomena exactly how they present themselves to human experience, this area requests concentration on the subjective experiences. Therefore, students were immersed in a complex and delicate universe, in which human mind is the stage to uncertainties and analysis. From this challenge, the structure of the discipline was made concerning not only cognitive learning and abilities development, but also skills and attitudes upgrowth. Through the end of the learning process, students’s report showed good outcomes, in both provoking reflexion and stimulating personal growth in character and ethics, beyond their mere medical doctor’s expertise. Dealing with situations in which the limits of mental health are evoked, as well as the limits of medical practice and knowledge, one must reach to the psychic, social and spiritual human necessities dimension. The need to position medical students in this ethical challenge is asserted, manly for showing them the importance to look upon individual’s dignity which lies beyond physical-biological dimension and the medical-hospital scenario.
Resumen: La semiología es la base para una práctica médica de excelencia: saber observar con cuidado, ver, escuchar atentamente y interpretar lo que se dice, lleva a desarrollar un raciocinio clínico exitoso y acurado que es una de las capacidades esenciales de los médicos. Por todo ello, presentamos nuestra experiencia en educación médica con la disciplina “Desarrollo personal: Psicopatología”, del Curso de Medicina de la Universidad Federal de Ceará en Sobral, en el cual los estudiantes fueron presentados a una semiología con un enfoque diferenciado en la escucha y atención, en el cuidado con la evaluación e interpretación de los fenómenos observados. Como la psicopatología es una rama del conocimiento que se centra en los fenómenos psíquicos anormales, exactamente cómo se presentan a la experiencia humana, este área requiere concentración en las experiencias subjetivas. Por lo tanto, los alumnos fueron insertados en un universo complejo y delicado, donde la mente humana es el gran escenario de análisis y surgimiento de incertidumbres. Frente a este desafío, el módulo fue estructurado contemplando además del conocimiento cognitivo y desarrollo de habilidades, incluyendo también la adquisición/desarrollo de competencias y actitudes. Al final del proceso de aprendizaje, el informe de los estudiantes mostró buenos resultados, tanto para provocar la reflexión como para estimular el crecimiento personal en carácter y ética, más allá de la experiencia de su rol meramente de experto médico. Al tratar con situaciones en las que se evidencian los límites de la salud mental del individuo y de los saberes y prácticas de los profesionales en salud, se pasa exactamente a la esfera de las necesidades humanas psíquicas, sociales y espirituales. Se ratifica la necesidad de posicionar al académico de medicina ante este desafío ético que consiste principalmente en considerar la dignidad del sujeto más allá de la dimensión físico-biológica y del contexto médico hospitalario.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39949
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rnlopesrcmlira.pdf298,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.