Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Charlene Cidrini-
dc.date.accessioned2019-02-25T12:26:15Z-
dc.date.available2019-02-25T12:26:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Charlene Cidrini. O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 427-446, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39925-
dc.description.abstractThe discussions presented in this article are based on my doctoral thesis, which had as objective to identify the senses built on the work of basic school teacher in the supervised internship of the Courses of Portuguese-Spanish languages. The theoretical contribution lies in the articulation between the language studies, on a discursive perspective, based on an enunciative viewpoint (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) and the work studies (SCHWARTZ, 1997, 2013), based on an expanded conception of working situation (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). The methodological referral considered in this article is the organization of the discussion forum with basic school teachers in the supervised internship and discursive analysis of their speeches about their own work. The results reveal a work constituted of several absences, among which we detach: the absence of regulation, of dialogue with the university, and of valorization of their place in teacher training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de linguagempt_BR
dc.subjectTrabalho do professor da escola básicapt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.titleO lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visívelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador.pt_BR
dc.title.enThe role of the basic school teacher in the supervised internship in spanish: a (in) visible workpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_ccferreira.pdf167,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.