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dc.contributor.authorAlmeida, Regina Célia Santos de-
dc.date.accessioned2019-02-22T18:48:20Z-
dc.date.available2019-02-22T18:48:20Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationALMEIDA, Regina Célia Santos de. Evasão discente no Curso de Graduação em Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1265-1277.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39899-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEvasão - Discentept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleEvasão discente no Curso de Graduação em Estilismo e Moda da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs sistemas de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foram criados por países da Europa e da América Latina na década de 1990. Esses sistemas têm como fundamento uma concepção meramente formativa e vêm se consolidando no meio acadêmico com o objetivo de desenvolver e implementar a qualidade da instituição e da formação dos estudantes (RISTOFF, 1996). No Brasil os processos de avaliação educacional foram regulamentados pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (SINAES). Essa lei atribuiu à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, a competência de estabelecer diretrizes, critérios e estratégias para o processo avaliativo da educação superior. Os processos avaliativos interno e externo produzem os indicadores de qualidade das instituições, dentre eles a taxa de evasão discente.[...]pt_BR
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