Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39827
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação de alunos com altas habilidades/superdotação: mediação para a aprendizagem e inteligência |
Authors: | Moura, Lucimeire Alves Viana, Tania Vicente |
Keywords: | Superdotacao;Aprendizagem;Processo de Ensino-Aprendizagem |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | MOURA, Lucimeire Alves; VIANA, Tania Vicente. Avaliação de alunos com altas habilidades/superdotação: mediação para a aprendizagem e inteligência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 844-861. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Alunos com altas habilidades (superdotação) apresentam necessidades específicas para o êxito de sua aprendizagem. Desse modo, a escola detém um desafio permanente para com eles em função dos conhecimentos referentes às suas necessidades educacionais e características especiais. A permanência de posturas pedagógicas arcaicas, ainda observadas nas escolas, se mostra incompatível com as NEEs desse alunado e com as demandas educacionais do nosso tempo, como: a presença de currículos rígidos; a conduta autoritária do professor, com ênfase na obediência e passividade do aluno; a existência de práticas pedagógicas inibidoras da criatividade, que solicitam apenas a memorização e reprodução do conhecimento (ALENCAR, E. S., 1986; ALENCAR; FLEITH, 2001; GUENTHER, 2000; LANDAU, 2002; MOURA;VIANA, 2007; VIANA, 2003, 2005). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39827 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_lamoura.pdf | 956,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.