Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Caio Rodrigo-
dc.date.accessioned2019-02-21T12:15:29Z-
dc.date.available2019-02-21T12:15:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Caio Rodrigo. Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências. Passagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 2, p. 33-48, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2179-9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39813-
dc.description.abstractThe teaching of science should not only arouse curiosity in students, but also give them opportunities for contact with scientific language, with the objective to allow a critical understanding the society and of the processes of knowledge construction. The purpose of the study was to propose the use of scientific journalism magazines in the classes of elementary school, and to verify if that textual modality, the science report, contributes with the process of scientific understanding.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens - Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFCpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectRevistapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleRevistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.pt_BR
dc.title.enScientific journalism as pedagogical instrument in Science classespt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_cralbuquerque.pdf842,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.