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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A (não) presença da literatura de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio
Título em inglês: The (no) presence of feminine authorship literature in the textbooks of high school
Autor(es): Steffen, Ana Cristina
Palavras-chave: Autoria feminina;Livro didático;Crítica feminista;História da literatura brasileira
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: STEFFEN, Ana Cristina. A (não) presença da literatura de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 14, p. 315-332, out./dez. 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma a literatura de autoria feminina é abordada nos livros didáticos do componente curricular “Português” – que abrangem também o estudo da literatura - do Ensino Médio, em específico nos livros das três coleções mais distribuídas no país do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015. Visando contextualizar essa análise, foi feita uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre a mulher enquanto escritora, sobre a presença da autoria feminina na história da literatura brasileira e por fim sobre a crítica feminista. A hipótese desta pesquisa é a de que o fenômeno - amplamente estudado - do apagamento da literatura produzida por mulheres da história literária brasileira manifesta-se atualmente, de maneiras diversas. Uma delas seria o pouco espaço reservado à escrita feminina dentro da história literária traçada nos livros didáticos. A hipótese confirma-se ao fim da análise, visto que apenas um ínfimo número de escritoras recebeu, nos livros analisados, algum tipo de estudo que ultrapassasse a simples menção de seu nome.
Abstract: This work aims to analyze in which way the feminine authorship literature is approached in the textbooks of “Portuguese” curricular component – that also cover the study of literature – from High School, in specific in the books of the three most distributed collections in the country from the Guide of Textbook National Program (Guia do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD) 2015. Aiming to contextualize this analysis, it was done a research of bibliographic approach about the woman as a writer, about the presence of feminine authorship in the history of the Brazilian literature and finally about the feminist criticism. The hypothesis of this research is that the phenomenon – broadly studied – of the erasure of literature produced by women of the Brazilian literary history still manifests nowadays, in several ways. One of them would be the little space reserved to the feminine writing inside the literary history traced in the textbooks. The hypothesis is confirmed in the end of the analysis, since that only a tiny number of writers received, in the analyzed books, some type of study that surpasses the mere mention of their names.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39808
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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