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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Polifonia e ideologia patriarcal na voz do narrador-protagonista em A Dócil de Fiódor Dostoiévski
Título(s) alternativo(s): Polifonía e ideología patriarcal en la voz del narrador-protagonista em A Dócil de Fiódor Dostoiévsky
Autor(es): Alberti, Adrianna
Pereira, Volmir Cardoso
Palavras-chave: Crítica cultural materialista;A dócil;Fiódor Dostoiévski
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: ALBERTI, Adrianna; PEREIRA, Volmir Cardoso. Polifonia e ideologia patriarcal na voz do narrador-protagonista em A Dócil de Fiódor Dostoiévski. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 14, p. 222-238, out./dez. 2018.
Resumo: Este trabalho parte da compreensão da literatura não como mera fruição estética, mas a expressão do movimento histórico em que se insere, segundo as premissas de uma crítica cultural materialista. Pretende-se aqui realizar uma análise de cunho histórico-crítico do conto A Dócil, de Fiódor Dostoiévski, originalmente publicado em novembro de 1876, na revista Diário de um Escritor. No entrecho, encontra-se a voz de um homem que, angustiado, tenta rememorar o processo que levou sua esposa ao suicídio. Dá-se relevo à ocorrência de polifonia no sentido bakhtiano, recuperado por Bezerra (2017), ou seja, discute-se que no conto a voz da personagem-protagonista reproduz e tenciona múltiplas ideologias e discursos inerentes a seu contexto histórico. A hipótese de trabalho que se levanta consiste em afirmar que, ao valer-se da polifonia como fundamento do discurso literário, Dostoiévski cria uma personagem que problematiza a ideologia patriarcal vigente em fins do século XIX, na Rússia, marcada pela o atraso econômico consequente da desigualdade social e do autoritarismo dos czares.
Resumen: Este trabajo parte de la comprensión de que la lectura de la obra literaria permite no sólo la fruición estética, sino la comprensión del movimiento histórico en que la propia obra se inserta, según las premisas de una crítica cultural materialista (CEVASCO, EAGLETON). Así, pretende se realizar un análisis de cuño histórico-crítico del cuento La dócil, de Fiódor Dostoiévski, originalmente publicado en noviembre de 1876, en la revista Diario de un Escritor. En el entecho, hay la voz de un hombre que, angustiado, intenta rememorar el proceso que llevó a su esposa al suicidio. Observase la ocurrencia de polifonía en el sentido bakhtiano recuperado por Bezerra (2017), o sea, buscando observar en el cuento cómo la voz del personaje-protagonista reproduce y tensa múltiples ideologías y discursos inherentes a su contexto histórico. Nuestra hipótesis de trabajo consiste en afirmar que, al valerse de la polifonía como fundamento del discurso literario, Dostoiévski crea un personaje que problematiza la ideología patriarcal vigente a fines del siglo XIX, en Rusia, marcada por el atraso económico consecuente de la desigualdad social y del autoritarismo de los zares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39805
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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