Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39713
Tipo: Tese
Título: Método multicritério de apoio à decisão e modelo de otimização de rota aplicados à coleta de resíduos sólidos em centros urbanos
Título em inglês: Multicriteria decision support and route optimization model applied to the collection of solid waste in urban centers
Autor(es): Correia, Valquiria Melo Souza
Orientador: Aquino, Marisete Dantas de
Coorientador: Thomaz, Antônio Clécio Fontelles
Palavras-chave: Saneamento;Resíduos sólidos - Gestão e administração;Análise multicritério;Multicriteria analysis;Chinese postman problem;Management of solid urban waste;Methodology M-Macbeth
Data do documento: 2019
Citação: CORREIA, V. M. S. Método multicritério de apoio à decisão e modelo de otimização de rota aplicados à coleta de resíduos sólidos em centros urbanos. 2019. 183 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A sociedade contemporânea é cada vez mais desafiada no tratamento, destinação e disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos, pois estes configuram uma das maiores e mais complexas dificuldades de tomada de decisão. Em face disso, esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar e aplicar um modelo de multicritério de apoio a decisão e de otimização de rotas à coleta de resíduos sólidos urbanos no Município do Crato. Foram constituídos 26 critérios de avaliação, agrupados em sete áreas de interesse: ambiental; social; econômicos; político/regulatório; planejamento/institucional; ecoinovação e tecnologias ambientais e estruturas de apoio. Além disso, impôs-se minimizar as distâncias percorridas pelo caminhão de coleta e de transporte dos resíduos sólidos urbanos pelos responsáveis de realizar a coleta de lixo, que percorrem as ruas (arcos) do bairro Centro, no Município do Crato/CE, apresentando um modelo de otimização para a melhoria do gerenciamento de coleta e transporte de resíduos sólidos. Para a realização desta pesquisa, foram consideradas as rotas dos caminhões de coleta convencional, que é realizado em dias e horários alternados da semana, preestabelecidos pela equipe de trabalho. O processo heurístico do estudo de caso foi desenvolvido pelo Problema do Carteiro Chinês Não Orientado, que possui como característica fazer o emparelhamento de nós de um grafo não direcionado. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso no Município do Crato- CE, com algumas etapas, tais como: contextualização; caracterização, informações básicas do Município e das características do seu fluxo de resíduos sólidos urbanos. Com isso, o modelo de multicritério M-Macbeth denota viabilidade, reaplicação e pertinência para outras avaliações de cunho institucional, comercial e qualificação da pesquisa, mostrando as macrofases da metodologia multicritério, mas sem descartar a opinião dos atuais tomadores de decisão no assunto. Quanto ao modelo do Chinese Postman Problem (CPP), baseado no modelo de Edmonds (1973), constrói uma arborescência, em que o circuito euleriano consiste uma tarefa trivial, embora com abordagem diferente de Euler. O resultado obtido é oriundo da associação do trabalho de campo e do modelo do CPP, com cuja limitação da quantidade de nós e arestas o modelo se tornou não dirigido. Quanto às rotas otimizadas, ao serem comparadas com as realizadas, proporcionam uma redução na distância total percorrida pelo veículo, o que pode acarretar uma economia significativa. Assim, se considerou apropriada e eficiente a utilização das ferramentas propostas para auxiliar na tomada de decisão, pelo fato de seus resultados serem precisos e condizentes com a situação analisada no trabalho.
Abstract: Contemporary society is increasingly challenged in the treatment, disposal and proper final disposal of urban solid waste, since these constitute one of the largest and most complex decision-making difficulties. The objective of this research is to diagnose and apply a multicriteria decision support model and to optimize routes to the collection of municipal solid waste in the Municipality of Crato. Twenty-six evaluation criteria were grouped into seven areas of interest: environmental; Social; economic; political / regulatory; planning / institutional; eco-innovation and environmental technologies and support structures. In addition, it was necessary to minimize the distances traveled by the collection truck and the transportation of solid urban waste by those responsible for collecting garbage, which run through the streets (arches) of the Centro district, in the Municipality of Crato / CE, presenting a optimization model for improving the management of solid waste collection and transportation. For the accomplishment of this research, the routes of the conventional trucks were considered, that is realized in alternating days and times of the week, pre-established by the work team. The heuristic process of the case study was developed by the Unmanned Chinese Postman Problem, which has the characteristic of pairing nodes of an undirected graph. As far as methodological procedures are concerned, a case study was carried out in the Municipality of Crato-CE, with some stages, such as: contextualization; characterization, basic information of the Municipality and the characteristics of its urban solid waste stream. Thus, the M-Macbeth multicriteria model denotes feasibility, reapplication and relevance to other institutional, commercial and research qualification evaluations, showing the macrophases of the multicriteria methodology, but without ruling out the opinion of the current decision-makers on the subject. As for the Chinese Postman Problem model, based on the Edmonds (1973) model, it constructs a tree structure, in which the Eulerian circuit is a trivial task, albeit with a different approach from Euler. The result obtained comes from the association of the fieldwork and the model of the CPP, with whose limitation of the number of nodes and edges the model became non-directed. Optimized routes, when compared to those performed, provide a reduction in the total distance traveled by the vehicle, which can lead to significant savings. Thus, it was considered appropriate and efficient the use of the proposed tools to assist in decision making, because their results are accurate and consistent with the situation analyzed in the work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39713
Aparece nas coleções:DEHA - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_vmscorreia.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.