Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39697
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Memória e contribuições do pai da avaliação educacional |
Autor(es): | Miranda, Naiola Paiva de |
Palavras-chave: | Memórias;História |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MIRANDA, Naiola Paiva de. Memória e contribuições do pai da avaliação educacional. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1725-1735. |
Resumo: | Contextualizar a memória é algo que enleva e nos conduz a vivenciar através da imaginação os passos que o tempo delineou na vida das pessoas, dos fatos históricos que influenciaram as instituições e a própria sociedade. Ricoeur(2007, p.35), se digna nos seus escritos a contextualizar Aristóteles na seguinte citação – “A memória é do passado” e ainda acrescenta nas suas inspirações que a memória “ é o contraste com o futuro da conjetura e da espera e com o presente da sensação (ou percepção) que impõe esta caracterização primordial”. Assim, podemos entender que quando vivenciamos Ralph Winfred Tyler, ainda no presente percebemos e utilizamos das suas contribuições e o futuro nos aponta ainda as sombras do que instituiu no passado na seara da educação. [....] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39697 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_npmiranda.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.