Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Raimunda Costa | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Cleidiane Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rui Martinho | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T12:43:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T12:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Raimunda Costa; SILVA, Maria Cleidiane Barbosa da; RODRIGUES, Rui Martinho. Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1610-1619. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39688 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociologia e Educação | pt_BR |
dc.subject | Émile Durkheim | pt_BR |
dc.title | Atualidade do conceito de educação em Émil e Durkheim | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão do ideário educacional de Durkheim, este artigo está estruturado da seguinte forma: apresentaremos inicialmente uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, posteriormente discorreremos sobre o conceito de educação defendido pelo autor, no livro “Educação e Sociologia” e por último apresentaremos questionamentos acerca da atualidade desse conceito. Durkheim afirma que não temos uma educação homogênea, mas uma educação que varia no tempo e no espaço, cuja intencionalidade se fixa em uma base comum que é formar um ideal de homem. Partindo dessa ideia, é relevante a discussão deste trabalho para percebermos em que medida podemos encontrar respostas para os questionamentos acerca do papel da educação na atualidade. [...] | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_rmrodrigues.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.