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dc.contributor.authorSouza, Osmar Martins de-
dc.date.accessioned2019-02-18T12:39:56Z-
dc.date.available2019-02-18T12:39:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Osmar Martins de. A educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O Capital de Marx. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza (CE), ano 8, n. 10, p. 145-148, out. 2018. Resumo Expandido.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39686-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKarl Marxpt_BR
dc.subjectO Capital: crítica da economia políticapt_BR
dc.subjectFormação/educação do trabalhadorpt_BR
dc.subjectSociabilidade capitalistapt_BR
dc.titleA educação na perspectiva da emancipação do trabalho em O Capital de Marxpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta pesquisa, realizada na forma de tese de doutorado, foi discutir a concepção de formação/educação na perspectiva da emancipação do trabalho nos textos de Karl Marx, principalmente, em sua obra de maturidade, O Capital: crítica da economia política. Sabe-se que existem muitas discussões, interpretações e divergências entre os mais diversos autores que se ocupam com o estudo do tema da formação/educação no pensamento de Marx. Por isso, não se constituiu em objetivo principal desse estudo o de debruçar-se sobre essas mais diversas interpretações e mesmo contradições entre os autores. Destaca-se, ainda, que também não foi de intencionalidade desta pesquisa a discussão em torno das relações entre trabalho e educação em uma sociedade futura, em uma sociedade já emancipada (a comunista), atendo-se à função que a educação pode desempenhar na atual sociedade, a capitalista, na perspectiva da emancipação do trabalho (dos trabalhadores) em seu processo de luta para superar as atuais relações sociais de produção, com vista à construção de uma sociedade efetivamente emancipada, a sociedade comunista.[...]pt_BR
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