Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39633
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): um relato sobre a intensificação do trabalho docente |
Título em inglês: | The National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC): an account of the intensification of teaching work |
Autor(es): | Franco, Maira Vieira Amorim Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Palavras-chave: | Formação Continuada;Identidade docente;Condições de trabalho |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica Arma da Crítica |
Citação: | FRANCO, Maira Vieira Amorim; DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): um relato sobre a intensificação do trabalho docente. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza (CE), ano 8, n. 9, p.170-183, maio 2018. |
Resumo: | O PNAIC é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com Estados e Municípios de todo Brasil, que traz como eixo central a formação continuada dos professores que atuam em classes de alfabetização. Este estudo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do trabalho desenvolvido das Orientadoras de Estudos que atuaram nos anos de 2013 e 2014 na Regional de Ensino de Planaltina-DF, fazendo uma análise crítica sob a ótica da construção da identidade docente e das condições de trabalho, que perpassam as discussões da formação continuada de professores no Brasil. Neste sentido, optamos pela metodologia de pesquisa teórico bibliográfica para discutir os elementos da intensificação e proletarização da carreira docente que, por vezes, estão imbricados na lógica de formação proposta pelo Estado, mas que nem sempre são reconhecidos como elementos de alienação do trabalho. As considerações finais indicam que as Orientadoras de Estudos, atuaram como tutoras desta formação sem perceberem que reforçavam a intenção de controle do Estado com uma proposta de homogeneização da ação do professor em sala de aula. |
Abstract: | The PNAIC is a program developed by the Ministry of Education (MEC), in partnership with states and municipalities throughout Brazil, which has as its central axis the continuing education of teachers working in literacy classes. This study aims to present the experience report of the work developed by the Study Advisors who worked in 2013 and 2014 in the Regional of Teaching of Planaltina-DF, making a critical analysis from the perspective of the construction of the teaching identity and the conditions of work, which perpass the discussions of the continuing education of teachers in Brazil. In this sense, we opted for the methodology of bibliographic theoretical research to discuss the elements of the intensification and proletarianization of the teaching career, which are sometimes embedded in the training logic proposed by the State, but which are not always recognized as elements of work alienation. The final considerations indicate that the Advisors of Studies acted as tutor of this training without realizing that they reinforced the intention of control of the State with a proposal of homogenization of the action of the teacher in the classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39633 |
ISSN: | 1984-4735 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mvafrancoomanadantas.pdf | 392,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.