Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39585
Tipo: TCC
Título: Relação do equilíbrio, cinesiofobia e medo de cair com a mobilidade em idosos da comunidade: um estudo transversal
Título em inglês: Balance, kinesiophobia and fear of falling in relation to mobility in the community elderly: a cross-sectional study
Autor(es): Matoso, Amanda Ellen Rodrigues
Moreira, Mayle Andrade
Orientador: Moreira, Mayle Andrade
Palavras-chave: Saúde do Idoso;Idoso;Equilíbrio Postural;Medo;Limitação da Mobilidade
Data do documento: 6-Dez-2018
Citação: MATOSO, A. E. R.; MOREIRA, M. A. Relação do equilíbrio, cinesiofobia e medo de cair com a mobilidade em idosos da comunidade: um estudo transversal. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Objetivo: Descrever os aspectos socioeconômicos, assim como avaliar as relações entre equilíbrio, cinesiofobia e medo de cair com a mobilidade em idosos da comunidade. Métodos: Idosos acima de 60 anos foram avaliados. Os participantes foram questionados quanto a dados socioeconômicos e demográficos, sobre exercício físico regular e quantidade de quedas no último ano (questionário estruturado) e avaliada a mobilidade (Timed Up and Go test), o equilíbrio (escala de equilíbrio funcional de BERG), o medo de cair (Falls Efficacy Scale) e a cinesiofobia (Tampa Scale for Kinesiophobia). O teste de correlação de Spearman foi utilizado para as análises das relações de equilíbrio, medo de cair e cinesiofobia com a mobilidade, com o nível de significância de 5%. Resultados: Foram avaliados 39 idosos e foi observada uma correlação negativa moderada (r = -0,51; p = 0,001) entre o equilíbrio e a mobilidade. Entretanto, não houve significância estatística entre cinesiofobia e medo de cair quanto à mobilidade (p > 0,05). Conclusão: Existe relação entre o equilíbrio e a mobilidade, entretanto não foi possível observar a relação do medo de cair e cinesiofobia com mobilidade. O presente estudo permite traçar um perfil das condições de saúde de idosos, bem como observar a relação de cada fator com a mobilidade, possibilitando a melhoria das ações de promoção, prevenção e reabilitação nessa população. Sugere-se a realização de estudo com amostra ampliada para análises mais complexas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39585
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_aermatoso.pdf187,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.