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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Alves, Samuel | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T19:00:12Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T19:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Samuel. Definição de guidelines de interface gráfica de usuário para jogos em realidade virtual. 2018. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39488 | - |
dc.description.abstract | Virtual Reality presents a new form of human-computer interaction for the video game world, introducing new challenges for various aspects of game development. Many of the traditional practices in the design and development of Graphical User Interfaces do not fit the context of Virtual Reality, requiring adaptations or the creation of new solutions. This work proposes to analyze the main problems of GUIs for Virtual Reality and from this, define new guidelines to guide developers in the creation of these interfaces. An analysis of existing guidelines was carried out with the purpose of identifying which of these guidelines the VR games follow, as well as which solutions the developers found for their games that have not yet been formally defined in a guideline. In addition to the analysis of the games, a survey was applied with players to define, from the perspective of the user, the level of importance of each guideline. The results of the analysis showed the use of some patterns not yet formalized. These patterns have been consolidated into three guidelines for Virtual Reality GUIs | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Interfaces de usuário (Sistemas de computação) | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | Definição de guidelines de interface gráfica de usuário para jogos em realidade virtual | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Realidade Virtual apresenta uma nova forma de interação humano-computador para o mundo dos videogames, introduzindo novos desafios para diversos aspectos do desenvolvimento de jogos. Muitas das práticas tradicionais do design e desenvolvimento de Interfaces Gráficas de Usuário não se adequam ao contexto da Realidade Virtual, necessitando de adaptações ou da criação de novas soluções. Este trabalho se propõe a analisar os principais problemas das GUIs para Realidade Virtual e a partir disso definir novas diretrizes para guiar os desenvolvedores na criação dessas interfaces. Foi realizado a análise de diretrizes já existentes com o intuito de identificar quais dessas diretrizes os jogos RV seguem, bem como quais soluções os desenvolvedores encontraram para seus jogos que ainda não foram formalmente definidas em um guideline. Além da análise dos jogos, um questionário foi aplicado com jogadores para definir, na perspectiva de usuário, qual o nível de importância de cada diretriz. Os resultados da análise apresentaram o uso de alguns padrões ainda não formalizados. Esses padrões foram consolidados em três diretrizes para GUIs em Realidade Virtual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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