Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39317
Type: | Dissertação |
Title: | O Trabalho da coordenação pedagógica: influências nos docentes e discentes na área das ciências da natureza e matemática |
Title in English: | The work of pedagogical coordination: influences on teachers and students in the field of natural sciences and mathematics |
Authors: | Melo, Valéria Sousa |
Advisor: | Lima, Daniel Cassiano |
Co-advisor: | Santiago, Silvany Bastos |
Keywords: | Ciências da Natureza;Docência;Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | Nov-2018 |
Citation: | MELO,Valéria Sousa. O Trabalho da coordenação pedagógica: influências nos docentes e discentes na área das ciências da natureza e matemática. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará,Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho relata sobre coordenação pedagógica com função articuladora, formadora e transformadora no processo educacional que influencia diretamente no trabalho docente eresultado discente numa ênfase maior nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. O aspecto central aqui abordado refere-se à discussão da especificidade da tarefa pedagógica entre Coordenadores e Professores. O compromisso teórico metodológico da coordenação pedagógica no cotidiano escolar contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores, contribuindo para a melhoria do ensino – aprendizagem e estabelece um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Para a escrita deste trabalho, foi realizada uma ampla pesquisa no que tange o assunto. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário presencial com questões distintas, porém convergentes em alguns aspectos para professores e coordenadores de Ciências da Natureza e Matemática em duas escolas situadas na cidade de Sobral/Ceará. Surpreendeu o fato de nos resultados muitas respostas estarem divergentes no que diz respeito a professores e coordenadores, revelando uma falta de sintonia entre as partes e mostrando que as relações interpessoais por não serem completamente satisfatórias, refletem no trabalho escolar como um todo. O trabalho conclui que a coordenação pedagógica influencia no incentivo e produção constante do processo reflexivo sobre todas as ações da escola, com vistas à produção de transformações nas práticas cotidianas essencialmente no corpo docente e corpo discente. |
Abstract: | This work reports on pedagogical coordination with an articulating, formative and transforming function in the educational process that directly influences the teaching work and student result in a greater emphasis in the areas of Natural Sciences and Mathematics. The central aspect addressed here refers to the discussion of the specificity of the pedagogical task between Coordinators and Teachers. The theoretical and methodological commitment of pedagogical coordination in the daily school life contributes to the reflection and awareness of the teachers, contributing to the improvement of teaching - learning and establishes an organizational climate conducive to the development of pedagogical work that respects the different voices that present themselves in the school environment. For the writing of this work, an extensive research was carried out regarding the subject. For the data collection, a face - to - face questionnaire was applied with different questions, however convergent in some aspects for teachers and coordinators of Natural Sciences and Mathematics in two schools located in the city of Sobral / Ceará. It surprised the fact that in the results many answers diverge with respect to teachers and coordinators, revealing a lack of harmony between the parties and showing that interpersonal relationships are not completely satisfactory, reflected in the school work as a whole. The study concludes that pedagogical coordination influences the incentive and constant production of the reflexive process on all school actions, with a view to the production of transformations in everyday practices, essentially in the teaching staff and student body. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39317 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_DIS_VSMELO.pdf | 2018_dis_vsmelo.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
2018_PE_VSMELO.pdf | 2018_pe_vsmelo.pdf | 523,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.