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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Rafael Britto de | - |
dc.contributor.author | Gadelha, Claudia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Abdala, Ingrid Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T14:17:35Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T14:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rafael Britto de; GADELHA, Claudia Teixeira; ABDALA, Ingrid Gomes. Literatura e empatia: rorty e a formação solidária multicultural. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1497-1506. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39224 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociedade liberais | pt_BR |
dc.subject | Revolução Francesa | pt_BR |
dc.subject | Iluminismo | pt_BR |
dc.title | Literatura e empatia: rorty e a formação solidária multicultural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As sociedades liberais modernas são herdeiras dos ideais da revolução francesa, formalizados pelos pensadores iluministas (ROUANET, 2005). O liberalismo político e o racionalismo iluminista são os dois grandes eixos norteadores do processo histórico de racionalização que é a marca característica das sociedades ocidentais modernas (WEBER, 1991). Estas duas tradições se reforçam mutuamente até o momento histórico no qual o racionalismo iluminista radicaliza sua crítica e a dirige aos próprios pilares que o fundamentam. O crescente processo de racionalização põe sob suspeita os conceitos de verdade, emancipação, natureza humana e o próprio conceito de esclarecimento. (ADORNO; HORKHEIMER, 1986) Habermas (2002) identifica nos dois eixos que caracterizam a modernidade um desenvolvimento paralelo que gera como resultado agregado uma dificuldade crescente de se formular e sustentar um discurso e uma prática ética. No campo político, o liberalismo e a emergência dos Estados-nação, se constroem sobre a bandeira da burocratização e da neutralidade. O surgimento da escolarização de massas não acompanha o fortalecimento dos estados-nação por acaso. Como lembra Enguita (2004), a escola de massas de massas desempenha a função política de inserir as crianças em uma comunidade política nacional mediante o esclarecimento da razão e o recurso a princípios e direitos humanos ditos universais. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_eve_igabdala.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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