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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rafael Britto de-
dc.contributor.authorGadelha, Claudia Teixeira-
dc.contributor.authorAbdala, Ingrid Gomes-
dc.date.accessioned2019-01-25T14:17:35Z-
dc.date.available2019-01-25T14:17:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Britto de; GADELHA, Claudia Teixeira; ABDALA, Ingrid Gomes. Literatura e empatia: rorty e a formação solidária multicultural. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1497-1506.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39224-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociedade liberaispt_BR
dc.subjectRevolução Francesapt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.titleLiteratura e empatia: rorty e a formação solidária multiculturalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs sociedades liberais modernas são herdeiras dos ideais da revolução francesa, formalizados pelos pensadores iluministas (ROUANET, 2005). O liberalismo político e o racionalismo iluminista são os dois grandes eixos norteadores do processo histórico de racionalização que é a marca característica das sociedades ocidentais modernas (WEBER, 1991). Estas duas tradições se reforçam mutuamente até o momento histórico no qual o racionalismo iluminista radicaliza sua crítica e a dirige aos próprios pilares que o fundamentam. O crescente processo de racionalização põe sob suspeita os conceitos de verdade, emancipação, natureza humana e o próprio conceito de esclarecimento. (ADORNO; HORKHEIMER, 1986) Habermas (2002) identifica nos dois eixos que caracterizam a modernidade um desenvolvimento paralelo que gera como resultado agregado uma dificuldade crescente de se formular e sustentar um discurso e uma prática ética. No campo político, o liberalismo e a emergência dos Estados-nação, se constroem sobre a bandeira da burocratização e da neutralidade. O surgimento da escolarização de massas não acompanha o fortalecimento dos estados-nação por acaso. Como lembra Enguita (2004), a escola de massas de massas desempenha a função política de inserir as crianças em uma comunidade política nacional mediante o esclarecimento da razão e o recurso a princípios e direitos humanos ditos universais. [...]pt_BR
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