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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Lucijane Gomes de-
dc.contributor.authorTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Marcos Antônio Martins-
dc.date.accessioned2019-01-25T12:54:17Z-
dc.date.available2019-01-25T12:54:17Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Fórum como ferramenta avaliativa no curso de graduação semipresencial. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1256-1268pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39207-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectAnuário Brasileiro de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD/2008)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFórum como ferramenta avaliativa no curso de graduação semipresencialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está cada vez mais presente nas empresas e, principalmente, no processo educativo. De acordo com o Anuário Brasileiro de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD/2008), no ano de 2007 calculou-se mais de 2 (dois) milhões de brasileiros estudantes na modalidade a distância em cursos de diferentes níveis: ensino fundamental, médio, técnico, graduação e especialização. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/2009) no período de 2003 a 2006, o número de cursos de graduação a distância passou de 52 (cinquenta e dois) para 349 (trezentos e quarenta e nove), equivalente a um aumento de 571% e o número de alunos ingressantes nos cursos de graduação passou de 49 (quarenta e nove) mil para 207 (duzentos e sete) mil estudantes matriculados, equivalente a 315%. O processo avaliativo nesta modalidade presume de utilização de metodologias diferenciadas de ensino e de aprendizagem. A pergunta que norteiam este artigo é como a ferramenta Fórum de Discussão é utilizada como recurso avaliativo na Educação a Distância (EaD) no curso de graduação em Pedagogia na modalidade semipresencial numa instituição pública de ensino superior? [...]pt_BR
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