Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Lucijane Gomes de | - |
dc.contributor.author | Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antônio Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T12:54:17Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T12:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Fórum como ferramenta avaliativa no curso de graduação semipresencial. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1256-1268 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39207 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Anuário Brasileiro de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD/2008) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Fórum como ferramenta avaliativa no curso de graduação semipresencial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) está cada vez mais presente nas empresas e, principalmente, no processo educativo. De acordo com o Anuário Brasileiro de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD/2008), no ano de 2007 calculou-se mais de 2 (dois) milhões de brasileiros estudantes na modalidade a distância em cursos de diferentes níveis: ensino fundamental, médio, técnico, graduação e especialização. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/2009) no período de 2003 a 2006, o número de cursos de graduação a distância passou de 52 (cinquenta e dois) para 349 (trezentos e quarenta e nove), equivalente a um aumento de 571% e o número de alunos ingressantes nos cursos de graduação passou de 49 (quarenta e nove) mil para 207 (duzentos e sete) mil estudantes matriculados, equivalente a 315%. O processo avaliativo nesta modalidade presume de utilização de metodologias diferenciadas de ensino e de aprendizagem. A pergunta que norteiam este artigo é como a ferramenta Fórum de Discussão é utilizada como recurso avaliativo na Educação a Distância (EaD) no curso de graduação em Pedagogia na modalidade semipresencial numa instituição pública de ensino superior? [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mamlima.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.