Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39178
Tipo: Artigo de Evento
Título: Letramento (s) situado(s) em espaços não-escolares: múltiplas possibilidades de educação
Autor(es): Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
Palavras-chave: Cidadania;Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCNLP);Habilidades Linguísticas
Data do documento: 2013
Citação: OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Letramento (s) situado(s) em espaços não-escolares: múltiplas possibilidades de educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 865-876.
Resumo: Muito se tem falado sobre o ensino de língua materna como uma condição de acesso à cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCNLP) (BRASIL, 1998), apontam a necessidade de um ensino de língua portuguesa como condição de participação para a cidadania, e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (BRASIL, 2000) propõe o aprofundamento de habilidades linguísticas visando o exercício cidadão d@s estudantes. Entretanto, apesar do reconhecimento da educação como uma instância que transborda os espaços escolares (NAJMANOVICH, 2000), o ensino de língua portuguesa – enquanto reflexão sistemática sobre os usos situados que fazemos da língua como falantes nativos –, parece ser exigência apenas de práticas escolares, ou mais grave, de práticas confinadas às salas de aula. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39178
ISBN: 978 85 7915 171 2
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_srolinda.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.