Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39178
Tipo: Artigo de Evento
Título : Letramento (s) situado(s) em espaços não-escolares: múltiplas possibilidades de educação
Autor : Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
Palabras clave : Cidadania;Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCNLP);Habilidades Linguísticas
Fecha de publicación : 2013
Citación : OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Letramento (s) situado(s) em espaços não-escolares: múltiplas possibilidades de educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 865-876.
Resumen en portugués brasileño: Muito se tem falado sobre o ensino de língua materna como uma condição de acesso à cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCNLP) (BRASIL, 1998), apontam a necessidade de um ensino de língua portuguesa como condição de participação para a cidadania, e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (BRASIL, 2000) propõe o aprofundamento de habilidades linguísticas visando o exercício cidadão d@s estudantes. Entretanto, apesar do reconhecimento da educação como uma instância que transborda os espaços escolares (NAJMANOVICH, 2000), o ensino de língua portuguesa – enquanto reflexão sistemática sobre os usos situados que fazemos da língua como falantes nativos –, parece ser exigência apenas de práticas escolares, ou mais grave, de práticas confinadas às salas de aula. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39178
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_srolinda.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.