Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39178
Type: Artigo de Evento
Title: Letramento (s) situado(s) em espaços não-escolares: múltiplas possibilidades de educação
Authors: Olinda, Sahmaroni Rodrigues de
Keywords: Cidadania;Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCNLP);Habilidades Linguísticas
Issue Date: 2013
Citation: OLINDA, Sahmaroni Rodrigues de. Letramento (s) situado(s) em espaços não-escolares: múltiplas possibilidades de educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 865-876.
Abstract in Brazilian Portuguese: Muito se tem falado sobre o ensino de língua materna como uma condição de acesso à cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCNLP) (BRASIL, 1998), apontam a necessidade de um ensino de língua portuguesa como condição de participação para a cidadania, e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (BRASIL, 2000) propõe o aprofundamento de habilidades linguísticas visando o exercício cidadão d@s estudantes. Entretanto, apesar do reconhecimento da educação como uma instância que transborda os espaços escolares (NAJMANOVICH, 2000), o ensino de língua portuguesa – enquanto reflexão sistemática sobre os usos situados que fazemos da língua como falantes nativos –, parece ser exigência apenas de práticas escolares, ou mais grave, de práticas confinadas às salas de aula. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39178
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_srolinda.pdf2,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.