Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155
Type: Artigo de Evento
Title: A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB
Authors: Silva, Andréa Soares Rocha da
Nascimento, Raimundo Benedito do
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Avaliação escolar;Leis de ensino
Issue Date: 2005
Citation: SILVA, Andréa Soares Rocha da; NASCIMENTO, Raimundo Benedito do. A informática no suporte à avaliação da aprendizagem no EAD via WEB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual. Ao adentrarmos na historicidade do sistema capitalista, assistimos, em tempos hodiernos e de uma era dita pós-moderna e globalizada, a um cenário absolutamente perverso e cruel no que diz respeito à valorização do homem e à posição caudatária que grande parte dele ocupa no eixo produtivo e social. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39155
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_asrsilva.pdf263,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.