Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39154
Tipo: Artigo de Evento
Título : História da educação brasileira: dos jesuítas ao movimento da Escola Nova
Autor : Souza, Cezar Amario Honorato de
Fialho, Lia Machado Fiuza
Palabras clave : Educação Brasileira;Período da República;Século XX
Fecha de publicación : 2013
Citación : SOUZA, Cezar Amario Honorato de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. História da educação brasileira: dos jesuítas ao movimento da Escola Nova. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 635-648.
Resumen en portugués brasileño: A educação brasileira desenvolveu-se, inicialmente, pela pedagogia católica, sendo exercida, principalmente, pelas ordens jesuítas. Estas foram determinantes no domínio da educação da colônia portuguesa durante um longo período. Posteriormente, a educação brasileira começou a ser responsabilidade do estado, ou pelo menos, a regulamentação e a orientação dos fins da nossa educação passou a ser definida por este. Deste modo, a partir do século XIX, o tema da educação começou a ter mais destaque nos debates institucionais do país. Entretanto, do ponto de vista de uma educação democrática, na perspectiva das camadas mais pobres terem acesso à educação pública e gratuita, foi somente a partir do século XX que esta possibilidade foi possível. Este debate foi mais contundente depois que o Brasil se tornou República, com destaque para a década de 20, em que várias reformas educacionais foram realizadas em diversos estados do Brasil. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39154
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_lmffialho3.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.