Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39132
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carla Dornelles da | - |
dc.contributor.author | Parente, Francisco de Assis Camelo | - |
dc.contributor.author | Paim, Igor de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-24T14:50:33Z | - |
dc.date.available | 2019-01-24T14:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carla Dornelles da; PARENTE, Francisco de Assis Camelo; PAIM, Igor de Moraes. Estudo dos perfis dos modelos epistemológicos em avaliação educacional numa IES. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 457-470. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39132 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estudo | pt_BR |
dc.title | Estudo dos perfis dos modelos epistemológicos em avaliação educacional numa IES | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação educacional tomou impulso na modernidade e precisa ser repensada. Replicam-se modelos tradicionais, mantendo o status quo e com parcos avanços para outras formas alternativas. Percebem-se lacunas na formação do avaliador educacional, visto que nos estudos, trabalha com altos níveis de complexidade. Uma dessas lacunas evidenciadas nos estudos realizados reside à necessidade de aprofundamento da epistemologia da avaliação educacional é apontada nas pesquisas realizadas pelos seguintes autores: Vianna (2000), Dias Sobrinho (2003), Lima ( 2008), Lira, Marinelli e Lima (2010). Lira, Marinelli e Lima (2010) organizaram o trabalho que intitula-se: “Estudo epistemológico dos modelos de avaliação educacional: por uma tipologia epistemológico-histórica em Gaston Bachelard”. Identificaram os seguintes perfis: (1) racionalismo clássico tyleriano; (2) realismo ingênuo; (3) racionalismo completo; (4) empirismo claro e positivista e (5) construtivismo. Sob a luz deste estudo, procedeu-se um acompanhamento em torno das cinco tipologias epistemológico-histórica dos modelos de avaliação educacional escolheu-se os principais autores para elaborar outras reflexoes. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_impaim.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.