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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Alanna Oliveira Pereira-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.date.accessioned2019-01-24T12:00:40Z-
dc.date.available2019-01-24T12:00:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros. Entendendo a história do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.151-161.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39101-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleEntendendo a história do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo apresentar a história da avaliação educacional e como esta tem se consolidado na formação e na prática docente nos dias atuais. Refletir sobre a sua própria prática prediz ao docente conhecer sobre a epistemologia da mesma e das características que a compõem. Ao ressaltar a historicidade da avaliação educacional previu-se incorporar à prática docente maior sentido no tocante ao ato de avaliar. Na história antiga, há registros de episódios que evidenciam os primeiros esboços dos processos avaliativos. Podem ser citados os procedimentos utilizados na China Imperial, ocorridos há mais de três mil anos, para selecionar funcionários para o serviço público, o que era feito através de exames cujo intuito era promover ou demitir seus oficiais. Passagens bíblicas também mencionam situações nas quais aparecem atividades de avaliação de professores gregos e romanos. Porém, a maior evidência, na Antiguidade, é a de Cícero e Santo Agostinho que introduziram conceitos e abordagens avaliativas (DEPRESBITERIS, 1990). [...]pt_BR
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