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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorPoulin, Jean-Robert-
dc.contributor.authorLavergne, Rémi Fernand-
dc.contributor.authorSilveira, Selene Maria Penaforte-
dc.date.accessioned2019-01-23T14:39:58Z-
dc.date.available2019-01-23T14:39:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rita Vieira, POULIN, Jean-Robert; LAVERGNE, Rémi Fernand; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Gestão e organização da escola: uma experiencia de acompanhamento em contexto de inclusão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20311-20324.pt_BR
dc.identifier.isbn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39057-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.titleGestão e organização da escola: uma experiencia de acompanhamento em contexto de inclusãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza. A pesquisa teve como objetivo identificar as características das práticas de gestão escolar e de ensino que prevalecem na escola e ainda de construir, em cooperação com os atores da escola, estratégias de acompanhamento visando à transformação das práticas de gestão escolar e de ensino numa perspectiva de educação inclusiva. O acompanhamento visava dar conta da mudança de atitudes e das práticas de gestão e de ensino na perspectiva de atender as diferenças de todos os alunos da escola. A base teórica apóia-se sobre as teorias sócio-construtivistas da mudança organizacional de Crozier e Friedberg e do acompanhamento dos docentes de Lafortune e Daudelin. A pesquisa colaborativa envolveu a equipe de gestores e professores da escola que foram acompanhados pela equipe de pesquisadores durante três anos. Os resultados indicam que o acompanhamento constitui uma dimensão importante para promover a mudança na escola e que este período parece pontuar situações que provocam desequilíbrio e equilíbrio nos atores implicados. A gestão participativa se revelou como meio importante para promover uma escola que acolhe todos os alunos. As práticas pedagógicas que se mostraram eficazes no atendimento às diferenças na classe foram aquelas que estavam pautadas em uma gestão do ensino que organiza e dinamiza as situações de aprendizagem, que concebem e preveem dispositivos de diferenciação, que implicam os alunos na própria aprendizagem e especialmente que gerem a progressão das aprendizagens dos alunos. Conclui-se que a passagem de uma escola tradicional para uma escola inclusiva implica em transformações profundas ao nível da gestão administrativa e das práticas educativaspt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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