Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ana Cléa Gomes de-
dc.contributor.authorBarrocas, Amélia Landim-
dc.contributor.authorCavalcante, Elizabeth de Araújo-
dc.contributor.authorManço, Iracivan Araújo-
dc.date.accessioned2019-01-23T14:14:53Z-
dc.date.available2019-01-23T14:14:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo, MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 3157-3168.pt_BR
dc.identifier.isbn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é resultado da pesquisa realizada no curso de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Ceará – IFCE, e tem o objetivo de analisar a concepção de avaliação da aprendizagem como instrumento do processo de construção do conhecimento a partir da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às práticas avaliativas vivenciadas nesta modalidade de ensino. O estudo explora o resultado de uma investigação realizada com os alunos do segmento IV de uma escola da Rede Municipal do Ceará, no ano de 2011. O arcabouço teórico fundamenta-se nas proposições de Luckesi (2008; 2011), Hoffmann (2005), Libaneo (2008) e Barcelos (2010), dentre outros estudiosos da temática investigada. Em virtude da natureza do problema adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentam-se em duas categorias temáticas: a primeira versa sobre as concepções da avaliação na perspectiva dos alunos e a segunda discute o significado dos momentos avaliativos vivenciados pelos respondentes. É possível concluir que os alunos consideram o ato de avaliar importante para a aprendizagem, embora a maioria dos respondentes utilize o termo avaliação como sinônimo apenas de atribuição de notas. Há muito a ser explorado acerca das perspectivas dos alunos da EJA no que tange à avaliação. A pesquisa busca contribuir para a ampliação do debate sobre a temática, pois, apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, faz-se necessário empreender novos aprofundamentos acerca da avaliação da aprendizagem na EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_iamanço.pdf142,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.