Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Ana Cléa Gomes de | - |
dc.contributor.author | Barrocas, Amélia Landim | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Elizabeth de Araújo | - |
dc.contributor.author | Manço, Iracivan Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T14:14:53Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T14:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; CAVALCANTE, Elizabeth de Araújo, MANÇO, Iracivan Araújo. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 3157-3168. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2176 1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39052 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: olhar sobre a perspectiva discente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no curso de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Ceará – IFCE, e tem o objetivo de analisar a concepção de avaliação da aprendizagem como instrumento do processo de construção do conhecimento a partir da perspectiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação às práticas avaliativas vivenciadas nesta modalidade de ensino. O estudo explora o resultado de uma investigação realizada com os alunos do segmento IV de uma escola da Rede Municipal do Ceará, no ano de 2011. O arcabouço teórico fundamenta-se nas proposições de Luckesi (2008; 2011), Hoffmann (2005), Libaneo (2008) e Barcelos (2010), dentre outros estudiosos da temática investigada. Em virtude da natureza do problema adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apresentam-se em duas categorias temáticas: a primeira versa sobre as concepções da avaliação na perspectiva dos alunos e a segunda discute o significado dos momentos avaliativos vivenciados pelos respondentes. É possível concluir que os alunos consideram o ato de avaliar importante para a aprendizagem, embora a maioria dos respondentes utilize o termo avaliação como sinônimo apenas de atribuição de notas. Há muito a ser explorado acerca das perspectivas dos alunos da EJA no que tange à avaliação. A pesquisa busca contribuir para a ampliação do debate sobre a temática, pois, apesar de ser uma área bastante investigada por estudiosos da educação, faz-se necessário empreender novos aprofundamentos acerca da avaliação da aprendizagem na EJA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_iamanço.pdf | 142,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.