Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A interação social nos estudos de Jean Piaget |
Authors: | Andrade, Jakeline Alencar |
Keywords: | Epistemologia genética;Relações interpessoais;Desenvolvimento moral |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | ANDRADE, Jakeline Alencar. A interação social nos estudos de Jean Piaget. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os estudos da Epistemologia Genética repercutiram nas áreas das ciências humanas com destaque para a psicologia da criança e a educação. A tese interacionista do desenvolvimento cognitivo requer a consideração de fatores endógenos e exógenos atuando na construção de um sujeito psicológico, epistemológico e sócio-afetivo. No entanto, a Epistemologia Genética tem sido comumente reduzida ao enfoque do desenvolvimento cognitivo em detrimento do interindividual/social; tal visão acarretou muitas críticas no percurso da teoria piagetiana no Brasil. Nosso objetivo é explicitar o desenvolvimento psicológico e social até a conquista da autonomia, ponto de partida e chegada do sujeito coordenador de suas ações sociais. Vamos acompanhar Jean Piaget até o conceito de cooperação e autonomia. Iniciamos com sua empreitada em busca da gênese do conhecimento humano e seus principais pontos de apoio, desde sua precoce iniciação científica até a consolidação da Epistemologia Genética como teoria essencial ao entendimento do desenvolvimento humano. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jaandrade.pdf | 180,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.