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dc.contributor.authorSantos, Celiane Oliveira dos-
dc.date.accessioned2019-01-22T18:35:44Z-
dc.date.available2019-01-22T18:35:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Celiane Oliveira dos. As culturas infantis e o recreio na pré-escola. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov.. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1086-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39023-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCulturas Infantispt_BR
dc.subjectRecreiopt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.titleAs culturas infantis e o recreio na pré-escolapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto pretende discutir parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, que focalizou o recreio como atividade da rotina na pré-escola. O recreio ocupa um lugar específico nos processos de transmissão e transformação cultural nos primeiros anos da experiência escolar das crianças, especialmente no que se refere à aquisição das chamadas culturas infantis (DELALANDE, 2012). Os estudos na área da Sociologia da Infância e da Socioantropologia da Infância, nomeadamente, as contribuições de Sarmento (2002, 2005, 2008), Pinto (1997) e Delalande (2001, 2011, 2012) constituíram o quadro teórico do presente estudo. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública de Educação Infantil, na cidade de Fortaleza. Participou da pesquisa um grupo de oito crianças de cinco a seis anos de idade. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas coletivas, utilizando a estratégia da História para Completar. Os registros consistiram no emprego de diário de campo, vídeo e gravador de voz (MP4). Os resultados apontam que a atividade do recreio representa uma das raras oportunidades na rotina das crianças da préescola para a realização de brincadeiras. É nesse tempo “livre” que as crianças conversam, encontram amigos, negociam papéis, realizam movimentos amplos, cantam, imaginam, transgridem, escolhem com quem brincar e do que brincar e assim produzem as culturas infantis.pt_BR
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