Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Cicera-
dc.contributor.authorCunha Júnior, Henrique Antunes-
dc.date.accessioned2019-01-21T16:02:32Z-
dc.date.available2019-01-21T16:02:32Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationNUNES, Cicera; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes. Reivindicações educacionais e propostas educativas da população negra no século XX: uma revisão histórica. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38976-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de negropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQuestão racialpt_BR
dc.titleReivindicações educacionais e propostas educativas da população negra no século XX: uma revisão históricapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA análise da história da educação do negro no contexto brasileiro nos traz informações importantes sobre as trajetórias de escolarização desses sujeitos, o que demonstra a importância que essa população sempre deu ao acesso à educação formal como uma das condições importantes para sua ascensão social. Nesse texto, levantamos parte das experiências educativas desenvolvidas pela população negra brasileira ao longo do século XX, buscando compreender que mecanismos foram criados pelas comunidades e organizações negras ao longo da história para o acesso à escolarização. No primeiro momento, faremos uma discussão sobre movimento negro traçando uma visão de conjunto desses movimentos no Brasil. Esta análise se faz necessária tendo em vista que a história oficial não reconhece a existência desses movimentos ou, quando reconhece o faz de forma deturpada. A invisibilidade das experiências sociais e educativas empreendidas pela população negra contribui para a manutenção de uma visão de mundo eurocentrista que não os reconhece como agentes da história. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_cnunes.pdf841,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.