Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38976
Type: Artigo de Evento
Title: Reivindicações educacionais e propostas educativas da população negra no século XX: uma revisão histórica
Authors: Nunes, Cicera
Cunha Júnior, Henrique Antunes
Keywords: Educação de negro;Educação;Questão racial
Issue Date: 2010
Citation: NUNES, Cicera; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes. Reivindicações educacionais e propostas educativas da população negra no século XX: uma revisão histórica. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: A análise da história da educação do negro no contexto brasileiro nos traz informações importantes sobre as trajetórias de escolarização desses sujeitos, o que demonstra a importância que essa população sempre deu ao acesso à educação formal como uma das condições importantes para sua ascensão social. Nesse texto, levantamos parte das experiências educativas desenvolvidas pela população negra brasileira ao longo do século XX, buscando compreender que mecanismos foram criados pelas comunidades e organizações negras ao longo da história para o acesso à escolarização. No primeiro momento, faremos uma discussão sobre movimento negro traçando uma visão de conjunto desses movimentos no Brasil. Esta análise se faz necessária tendo em vista que a história oficial não reconhece a existência desses movimentos ou, quando reconhece o faz de forma deturpada. A invisibilidade das experiências sociais e educativas empreendidas pela população negra contribui para a manutenção de uma visão de mundo eurocentrista que não os reconhece como agentes da história. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38976
ISBN: 978-85-7862-139-1
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_cnunes.pdf841,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.