Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Samara Mendes Araújo | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luís Távora Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T15:48:43Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T15:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Samara Mendes Araújo; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Parece que vivíamos em festa!: rotina e festas escolares no Colégio das Irmãs Piauienses. (1906-1973) In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7862-139-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38973 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.title | Parece que vivíamos em festa!: rotina e festas escolares no Colégio das Irmãs Piauienses | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A rotina escolar em qualquer instituição de ensino é demarcada levando-se em conta vários aspectos e critérios, que incluem desde a proposta pedagógica, o currículo escolar, calendário civil, passando pela idade dos escolares, nível de ensino, poder aquisitivo e posição social dos pais, e por fim para atender a necessidade de manter a disciplina e o controle dos escolares. Na escola, tudo é pensado, mensurado e organizado para que o tempo educacional, em sendo controlado, seja utilizado, de forma mais proveitosa possível, para ampliar a formação intelectual e geral dos educandos. E, dentro da rotina, há os momentos dedicados à festa, orações e ao lazer, que, aparentemente, não são descritos e nem definidos como pedagógicos. Mas, que, ao observarmos a forma como são inseridos no cotidiano da escola, cumpre um conjunto de objetivos que resultam na continuidade da formação dos alunos, e, a realização destes, contando com a participação dos educandos, e, por vezes, dos pais, se constituem, também, em tempo educacional onde a partir de atividades espirituais, lúdicas e festivas e etc. corroboram com o projeto educacional desenvolvido pela escola.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_smasilva.pdf | 988,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.