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dc.contributor.authorSales, Juscelino Chaves-
dc.date.accessioned2019-01-21T15:21:47Z-
dc.date.available2019-01-21T15:21:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSALES, Juscelino Chaves. O melhor Colégio Católico de Fortaleza. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38970-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectEducação católicapt_BR
dc.titleO melhor Colégio Católico de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm todas as épocas a Igreja Católica sempre insistiu nesta nota ímpar e insubstituível da educação católica, mas nos últimos tempos o fez com mais ênfase pela palavra santa do Papa catequista Pio X, pela doutrina clara, contundente e corajosa de Pio XI, pela sabedoria de Pio XII, ensinando sem subterfúgios, nem coberta de véus, a verdade revelada, ressaltando a diferença intrínseca existente entre a pedagogia católica e os princípios educacionais da moda inspirados no naturalismo de Rousseau, mostrando a distância infinita que vai da moral católica para os costumes depravados da sociedade contemporânea, combatendo de frente a violação por parte do estado nazista, fascista ou comunista dos direitos dos pais e da religião no campo educacional (CAMPEÃO, 2005). A 28 de Outubro de 1965 o Concílio Vaticano II aprovou a declaração Gravissimum educationis sobre a educação cristã. Nela vem delineado o elemento característico da escola católica: « É verdade que esta busca, a par das outras escolas, fins culturais e a formação humana da juventude. É próprio dela, no espírito evangélico de liberdade e de caridade, ajudar os adolescentes para que, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua personalidade, cresçam segundo a nova criatura que são em razão do batismo, e ordenar finalmente toda a cultura humana à mensagem da salvação, de tal modo que seja iluminado pela fé o conhecimento que os alunos adquirem gradualmente a respeito do mundo, da vida e do homem (BAUM,2009). [...]pt_BR
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