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dc.contributor.authorSales, José Albio Moreira de-
dc.contributor.authorFarias, Isabel Maria Sabino de-
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.date.accessioned2019-01-21T15:17:48Z-
dc.date.available2019-01-21T15:17:48Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSALES, José Albio Moreira de; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. O ideário da escola nova na arquitetura de escolas normais no Ceará. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. TEMA: INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38969-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura das escolaspt_BR
dc.subjectCultura escolar expressapt_BR
dc.titleO ideário da escola nova na arquitetura de escolas normais no Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCompreender a relação entre a arquitetura das escolas de formação de professores e a cultura escolar expressa na forma de pensar o espaço e o cotidiano, tendo como marco cronológico a primeira metade do século XX e recorte espacial as edificações da Escola Normal de Juazeiro do Norte e da Escola Normal de Fortaleza, implica na construção de um capítulo da História da Educação no Estado do Ceará. Como as demais tipologias arquitetônicas, os primeiros edifícios escolares foram adaptações de edificações projetadas para outras finalidades. Suas plantas e programas de atividades, decorrem de orientações filosóficas e políticas educacionais. Nesse sentido é uma construção histórica e social que leva a uma espécie de discurso que institui na sua materialidade um sistema de valores, como os de ordem, disciplina e vigilância, marco para a aprendizagem sensorial e motora e toda uma semiologia que cobre diferentes símbolos estéticos, culturais e também ideológicos (ESCOLANO, 1998). Ou, como afirma FRAGO (1998), a escola enquanto um lugar situado num espaço e com uma determinada dimensão espacial tem um caráter educativo e, por isso mesmo, não neutro. Como documento/monumento a arquitetura escolar nos ajuda a compreender o modelo de educação e sociedade no tempo e no espaço. [...]pt_BR
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