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dc.contributor.authorLeite, Maria Jorge dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-21T15:13:13Z-
dc.date.available2019-01-21T15:13:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLEITE, Maria Jorge dos Santos. Movimento social quilombola e educação. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38967-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento negro Quilombolapt_BR
dc.subjectDefesa dos direitos Quilombolaspt_BR
dc.titleMovimento social quilombola e educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ longo e cheio de divergências o debate sobre os movimentos sociais encontrado na literatura nacional e internacional, e complexas são suas aparições nas últimas décadas (Feltran, 2005). Autores como Manuel Castells, Claus Offe, Ilse Scherer-Warren, Alain Touraine, Alberto Mellucci, Glória Gohn e outros tematizaram e sistematizaram sobre as teorias e os projetos de mudança dos movimentos sociais, dentro ou para além da sociedade atual. Não é pretensão deste trabalho fazer uma ampla revisão desse debate teórico analisando a visão de todos esses autores. Aqui o objetivo pretendido é, com o apoio teórico de alguns desses e de outros autores, analisar o movimento negro quilombola no contexto dos movimentos sociais, a partir de pesquisa de campo realizada na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro-PE. Este trabalho é parte da pesquisa que venho desenvolvendo desde agosto de 2008 na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, sertão de Pernambuco, para elaboração de minha tese de doutorado – provisoriamente intitulada: Conceição Das Crioulas: movimento social e organização política em defesa dos direitos quilombolas, no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará /UFC. [...]pt_BR
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