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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gerlan Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-01-21T15:00:20Z-
dc.date.available2019-01-21T15:00:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Gerlan Oliveira da. Desenhando uma conquista na educação profissional de jovens e adultos. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-139-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38964-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExpansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectDifusão do Evangelhopt_BR
dc.titleDesenhando uma conquista na educação profissional de jovens e adultospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, porém, no século XX, esteve marcada por ações políticas assistencialistas e compensatórias. Esta especificidade educacional iniciou-se com os Jesuítas na época do Brasil colônia, através da catequização das nações indígenas, a partir de 1549 quando aportou na Bahia a Companhia de Jesus em missões de combate à heresia cristã com o apoio da Coroa portuguesa e das autoridades da colônia, com o objetivo de propagar a fé entre os incrédulos e à difusão do Evangelho por todos os povos. Esta espantosa atividade missionária, política e educadora estava inteiramente subordinada aos serviços da igreja. Após 15 dias de aportarem em Salvador, já funcionava uma escola de ler e escrever. Os meninos índios foram os primeiros alunos destas instituições, com isso, os jesuítas buscavam uma aproximação com os pais. Eles aprendiam “a ler, escrever, contar e falar português que aprendem e falam em graça, a dançar à portuguesa, a cantar e a ter seu côro de canto e flauta para as suas festas”. (Azevedo 1958, p.16). Observando que qualquer análise mais apurada deve ser redigida situando-se no tempo destes acontecimentos.[....]pt_BR
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