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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38964Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Gerlan Oliveira da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-01-21T15:00:20Z | - |
| dc.date.available | 2019-01-21T15:00:20Z | - |
| dc.date.issued | 2010 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Gerlan Oliveira da. Desenhando uma conquista na educação profissional de jovens e adultos. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978-85-7862-139-1 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38964 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
| dc.subject | Difusão do Evangelho | pt_BR |
| dc.title | Desenhando uma conquista na educação profissional de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, porém, no século XX, esteve marcada por ações políticas assistencialistas e compensatórias. Esta especificidade educacional iniciou-se com os Jesuítas na época do Brasil colônia, através da catequização das nações indígenas, a partir de 1549 quando aportou na Bahia a Companhia de Jesus em missões de combate à heresia cristã com o apoio da Coroa portuguesa e das autoridades da colônia, com o objetivo de propagar a fé entre os incrédulos e à difusão do Evangelho por todos os povos. Esta espantosa atividade missionária, política e educadora estava inteiramente subordinada aos serviços da igreja. Após 15 dias de aportarem em Salvador, já funcionava uma escola de ler e escrever. Os meninos índios foram os primeiros alunos destas instituições, com isso, os jesuítas buscavam uma aproximação com os pais. Eles aprendiam “a ler, escrever, contar e falar português que aprendem e falam em graça, a dançar à portuguesa, a cantar e a ter seu côro de canto e flauta para as suas festas”. (Azevedo 1958, p.16). Observando que qualquer análise mais apurada deve ser redigida situando-se no tempo destes acontecimentos.[....] | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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