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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcante Júnior, Idelmar Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T12:42:32Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T12:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE JÚNIOR, Idelmar Gomes. A besta confusa: Benjamin Santos e a história de uma ousadia não realizada no teatro pernambucano. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL. HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS, CIRCULAÇÃO, LEITURAS E RECEPÇÕES, 7., 10 a 14 nov. 2014, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP), 2014. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-67476-12-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38945 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Teatro nacional | pt_BR |
dc.title | A besta confusa: Benjamin Santos e a história de uma ousadia não realizada no teatro pernambucano | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Uma peça teatral não encenada pode ser levada em consideração no âmbito da história do teatro? Para a pesquisadora Giuliana Simões a resposta é sim. No debate sobre a modernização do teatro brasileiro, onde é comum afirmar-se que a efetivação do modernismo em nosso teatro se dá apenas na década de 1940, a partir de marcos como a encenação de Vestido de noiva (1943), os empreendimentos do Teatro Brasileiro de Comédia ou a atuação do Teatro Popular de Arte; Giuliana Simões defende que, já nos anos vinte e trinta, a modernização do teatro brasileiro estaria em processo. Para justificar a sua tese, argumenta que as peças A última encarnação de Fausto (Renato Viana), O homem que marcha (Benjamim Lima), O bailado do deus morto (Flávio de Carvalho) e O rei da vela (Oswald de Andrade) já representavam a concretização de nossa modernidade teatral. E se não foram consideradas as suas contribuições para a história do teatro nacional, isso se deve, segundo à pesquisadora, ao fato de as propostas cênicas dessas obras terem superado o horizonte de expectativa do público da época, tornando-as, por isso, incompreensíveis. [...] | pt_BR |
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