Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Antonio Marcos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T21:25:40Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T21:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Antonio Marcos de. O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38921 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Caráter epistemológico | pt_BR |
dc.title | O conceito de frações: construção complexa para alunos de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em pleno século XXI, a Matemática apresenta muitos obstáculos, tanto de caráter didático quanto de caráter epistemológico. De teor didático, porque nem sempre o professor se apropria de métodos e técnicas mais adequados para estimular a aprendizagem. De feição epistemológica pela necessária intervenção do estímulo às ideias matemáticas e dos conhecimentos a serem apreendidos. Nesse contexto, esses obstáculos refletem diretamente na aprendizagem e no ensino dos conceitos matemáticos, cuja concepção tem sua confirmação na práxis das salas de aula e que precisam ser mais bem compreendidos para serem mais bem trabalhados. Diante dessa problemática, entendemos que apesar do conteúdo de fração ser fascinante, é bem mais complexo que o entendimento do número inteiro. Dessa forma, o professor tem o dever de tornar essa aprendizagem acessível a todos os alunos, ensinando esse conteúdo de forma significativa. Segundo Santos (2007) o aluno precisa sentir-se inserido nos processos de ensino e de aprendizagem, para sentir que o conteúdo faz sentido em sua vida, que parte de suas vivências e não de uma situação alheia a sua realidade. (p. 33).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mjcsantos.pdf | 152,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.