Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Ana Priscila Fernandes de Araújo | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Débora Delilia Silva Lemos de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Claudiana Fernandes de | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria José Albuquerque da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T21:04:24Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T21:04:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Ana Priscila Fernandes de Araújo; CARVALHO, Débora Delilia Silva Lemos de; FREITAS, Claudiana Fernandes de; SILVA, Maria José Albuquerque da. O PIBID e a formação de professores (as) na UFC: desenvolvendo ações nas escolas públicas pela melhoria da qualidade da aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental I através da ludicidade. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38913 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | O PIBID e a formação de professores (as) na UFC: desenvolvendo ações nas escolas públicas pela melhoria da qualidade da aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental I através da ludicidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tema deste artigo surgiu de observações realizadas durante as atividades desenvolvidas pelos 22 bolsistas1 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza/CE, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto em andamento, intitulado “Alfabetizar letrando na educação infantil e ensino fundamental I: promovendo uma aprendizagem significativa com ludicidade”, centrado na crítica ao ensino copista que existe em muitas escolas públicas brasileiras, o qual descaracteriza o aluno como sujeito de ação e de pensamento, coloca no centro do processo formativo professores e alunos como sujeitos de interações, aguçando sua capacidade para se apropriar do lúdico, do jogo e do brincar como estratégias que contribuem para promover o desenvolvimento das crianças em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo, psicossocial, físico e cultural. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_apfamatos.pdf | 204,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.