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dc.contributor.authorAbreu, Carlos Alberto Pereira de-
dc.contributor.authorCatrib, Ana Maria Fontenelle-
dc.date.accessioned2019-01-18T15:37:52Z-
dc.date.available2019-01-18T15:37:52Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationABREU, Carlos Alberto Pereira de; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Avaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38901-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPolíticas de Educação Nacionapt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)pt_BR
dc.titleAvaliando a disciplina educação de jovens e adultos no contexto cearense de duas universidadespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação de jovens e adultos já vem por muito tempo sendo um grande problema dentro da sociedade brasileira, já que os dados estatísticos mencionam uma grande massa de pessoas que não tiveram acesso ao ensino no momento ideal de suas vidas. As políticas de Educação Nacional existente em nosso país há muito tempo tem tentado solucionar este problema. Podemos mencionar o programa MOBRAL ( movimento Brasileiro de Alfabetização ) Em 1985 o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar que passou a apoiar financeiramente e tecnicamente as iniciativas do governo, entidades civis e empresas conveniadas. Logo em seguida o Projeto Minerva,com as salas de aula pronta: o rádio no lugar e os módulos com os alunos e as dezenove horas e trinta minutos ligava-se o rádio e as aulas eram ouvidas por todos e estudadas. Outros programas foram criados em sucessivos governos ate que surge a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96,que vem com artigos destinados à educação de jovens e adultos. Cabe evidenciar alguns pontos importantes sobre o tratamento dado por esta Lei,dentre eles: (...)igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; (...)garantia de padrão de qualidade; (...)valorização da experiência extra-escolar; (...)vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Uma outra experiência significativa, foi o curso de curta duração o Telecurso 2000 e hoje temos através do Ministério da Educação e Cultura o chamado primeiro e segundo segmento Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas. Este trabalho representa para o MEC a possibilidade de colocar à disposição das secretarias estaduais e municipais de educação e dos professores de educação de jovens e adultos um importante instrumento de apoio, com a qualidade de referencial que lhe é conferida pelo notório saber de seus autores. [...]pt_BR
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